terça-feira, 6 de agosto de 2013

PHD - O Que Aconteceu?


Um movimento importante no motociclismo de viagens e uma ferramenta de congraçamento de Harleyros parece estar hibernando, talvez à espera de uma nova primavera.

O PHD-Proprietários de Harley-Davidson, criado por um grupo de Harleyros catarinenses em 2002 ─ cujo espírito se espalhou por todo o Brasil e no exterior ─ parece ter perdido impulso após a chegada no Brasil da nova operação da Harley-Davidson Motor Company e a criação do H.O.G no país.

Tradicional cartoon do PHD.
Uma das muitas razões do crescimento constante do PHD sempre foi a inexistência concreta do H.O.G. (Harley Owners Group), durante a desastrada gestão do extinto Grupo Izzo.

O PHD atuou como o grande pólo de divulgação da marca H-D e do seu estilo de vida, característico da marca líder do mercado mundial de motos touring.

Um motociclista que tivesse recém adquirido uma motocicleta Harley-Davidson, era recebido de braços abertos pelos PHDs, no mundo todo. Recebia orientação, apoio e estímulo para usufruir de sua H-D, na plenitude. Se alguém tivesse um problema, seja um inesperado pane na estrada ou a falta de uma peça de reposição, o primeiro que se fazia era entrar no site do PHD-BR e procurar o PHD mais próximo, que sempre vinha em ajuda do companheiro em dificuldade.

Quem estivesse planejando uma viagem ao Ushuaia, ao Deserto do Atacama ou até ao Alaska, era no PHD onde procuraria por dicas, conselhos, mapas e roteiros, sempre compartilhados pelos companheiros mais experientes.


As famosas placas negras, com as letras PHD 2002 em branco, eram vistas na maioria das Harley-Davidson que se encontrava na estrada ou nos eventos.

Desfile das Bandeiras - tradição dos Encontros, em Blumenau.
Os encontros anuais realizados em Blumenau,SC, no inverno, eram prestigiados por Harleyros de todo o Brasil e de muitos outros países.

Este ano não soube de planos para realizar o encontro. O último, realizado para comemorar os 10 anos de existência do PHD, aconteceu há um ano, no primeiro fim de semana de Agosto.

Cartaz de lançamento do último Encontro do PHD, realizado em Blumenau.
A partir do final de 2012 observamos uma diminuição das atividades do PHD. A última postagem em seu blog foi em Fevereiro de 2013. Ainda há alguma atividade na página do PHD no Facebook, que conta com apenas 176 membros, uma parcela muito pequena do universo de milhares de PHDs existentes. Mas mesmo assim, são postagens relacionadas a venda de peças, divulgação de atividades do HOG ou de agências de viagem que promovem passeios internacionais, em sua maioria.

Terá o PHD concluído sua missão? Se assim for, necessário se faz dar-lhe crédito por ter mantido acessa a chama do espírito Harleyro, por mais de 10 anos.

2 comentários:

  1. Uma pena, uma grande pena, infelizmente o que é bom sempre acaba.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma memória muito querida por muitos Harleyros do Brasil e da América do Sul. Obrigado por resgatar e divulgar uma fase muito importante do motociclismo brasileiro. Me permitia lembrar o nome do PHD CHICO de Blumenau, que por todo tempo foi o motor propulsor do PHD Brasil, organizando encontros PHD memoráveis, em Blumenau. Fui a quase todos encontros e o meu espírito de viajante de moto amadureceu e se fortaleceu com os Harleyros de SC, a quem sou muito agradecido. PHD RJ Artur Albuquerque.

    ResponderExcluir