domingo, 30 de junho de 2013

Pelas Estradas das Minas Geraes

Na quarta-feira, dia 26/6, saímos de São João da Boa Vista por volta das 09:00.

Mas logo depois do café e antes de seguirmos viagem eu  o o Alcir Pinto levamos nossas motocicletas para um bem merecido banho. Um posto de gasolina, perto do Hotel Giordano Mantiqueira, tem uma lavação muito boa e os dois rapazes que lá trabalham deram um trato de primeira nas motos. Quem me conhece sabe que não suporto ver minha Harley de outra forma que não seja com os metais e a pintura brilhando.

Conversando com o pessoal local, especialmente o Toni, irmão da Fátima Marx, concluímos que a melhor rota para Lavras, MG, era pela MG-459, seguindo para Leste por Poços de Caldas até Pouso Alegre e, daí, seguir para o Norte pela BR-381. E foi isto que fizemos.


A estrada entre Poços de Caldas e Pouso Alegre está em excelentes condições mas é bem sinuosa. Eu prefiro uma estrada com curvas do que rodovias com retas intermináveis. O prazer de pilotar é muito maior. Mas há que tomar os devidos cuidados, pois em muitos casos as curvas não são bem projetadas e podem nos dar uns sustos.

Paramos em Pouso Alegre para reabastecimento, alongamento e um pequeno lanche. Daí seguimos pela BR-381/MG-265 até Lavras, onde paramos na casa dos nossos anfitriões, Magali e Tonho, amigos de longa data do Alcir e Romy Pinto, nossos amigos e vizinhos de Balneário Camboriú.


Dalí continuamos na MG-265 até Carrancas, MG, onde fomos almoçar. Um almoço quase jantar, pois chegamos lá por volta das 16:00.





Carrancas é um pequeno município mineiro de pouco mais de 3.500 habitantes, que está se transformando num polo de ecoturismo bem importante. Fundada em 1718, Carrancas é conhecida por suas cachoeiras e tornou-se muito conhecida do grande público por ter sido cenário para várias telenovelas e documentários.

A paisagem é realmente muito bonita. Almoçamos no Café da Roça, local muito conhecido e frequentado por artistas conhecidos do meio televisivo.




No final da tarde seguimos para a casa de veraneio do Tonho e da Magali, às margens da Represa de Camargos, cerca de 7 km ao Sul de Itutinga, MG, onde ficamos hospedados.


A Represa de Camargos é, na realidade, uma das duas represas que fornecem energia hidráulica para o funcionamento de duas Usinas Geradoras de Eletricidade, que são formadas pelo Rio Grande. A primeira usina, na represa de Itutinga, foi inaugurada em 1954 pelo então governador de Minas Gerais, o grande brasileiro Juscelino Kubitschek. A segunda, Usina de Camargos, foi iniciada quando JK era Presidente da República e inaugurada logo após o término do seu mandato, em 1961. As usinas são parte da Furnas Centrais Elétricas, empresa fundada em 1957 e responsável pelo fornecimento de energia para 51% das residências brasileiras e 65% do PIB nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário