domingo, 14 de abril de 2013

Kawasaki de Volta ao Mercado Policial

Depois do sucesso alcançado nos anos 1980, a Kawasaki Motors Corp. foi perdendo terreno e o mercado de motocicletas policiais voltou a usar quase que com exclusividade as Harley-Davidson Road King Police.

Algumas polícias estaduais e municipais também usaram a BMW R1200RT-P, mas sem uma presença muito forte. A grande maioria continuou a usar as H-D.

Em meados de 2010, a Kawasaki  voltou com toda força ao mercado dos EUA, com uma versão policial da Kawasaki Concours 14P, baseada no modelo civil que atende os segmentos Sport e Cruiser, da marca.

A Polícia Estadual de Idaho foi a primeira agência policial americana a usar as Concours 14P, seguido pela California Highway Patrol e o Arizona State Police.



Na Califórnia, as Kawasaki - famosas pela série de televisão CHiPs (1977-1983) - começaram a substituir as BMW que não atendiam as necessidades policiais, apresentando muitos problemas de manutenção.

Kawasaki Concours 14P, da Patrulha Rodoviária do Arizona.

A versão policial, entretanto, não é produzido pela fábrica. As modificações são feitas pelas concessionárias.

Isto criou um problema em meados de 2012, quando a Administração Nacional de Segurança nas Rodovias (NHTSA, em inglês) dos EUA emitiu uma notificação que provocou uma chamada (recall) para as Concours 14P, em função de riscos de acidentes.

Kawasaki Concours 14P, da Polícia da cidade de Mesa, Califórnia.

O risco está relacionado à instalação de uma segunda bateria, destinada a alimentar as luzes de emergência, rádio-comunicador e outras partes elétricas necessárias ao trabalho policial. Esta bateria adicional é instalada pelas concessionárias e ligada através do mesmo fusível de 30 amperes principal.

Segundo estudos da NHTSA, este fusível pode queimar, fazendo com que o motor pare subitamente, provocando um acidente grave.

O principal atrativo das Kawasaki é o preço de compra, entre US$2.000 e US$4.000 menor que suas concorrentes e um custo menor de manutenção, especialmente da embreagem, principal ponto de desgaste nas motocicletas policiais em uso nos EUA.

Segundo o fabricante, o modelo Concours 14P é mais ágil para uso urbano, mais leve e mais preciso na pilotagem, em função do controle de tração.

Especificações:

  • Motor de 4 cilindros em linha, de 998 cc e 88 hp, carburado.
  • Transmissão de 5 marchas.
  • Comprimento: 2,29 m
  • Peso em ordem de marcha: 270 kg.
Aparentemente o problema com o fusível foi superado, pois a Polícia de Gainesville, Georgia, acabou de receber um lote de seis Kawasaki Concours 14P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário