terça-feira, 12 de março de 2013

Acidentes com Motocicletas: 60% Causados por Motoristas


Estudo de 10 anos, conduzido pela Universidade da Flórida, conclui que motoristas são responsáveis por 60% do acidentes envolvendo motocicletas.

A grande maioria destes acidentes é provocado por motoristas distraídos, enquanto falam pelo celular.
Chan Young Lee, um pesquisador senior do Centro de Pesquisas de Transportes Urbanos da Univ. da Flórida que liderou a pesquisa, diz também que os motociclistas tem muita responsabilidade pelos acidentes, ao dirigir de forma perigosa nas estradas, especialmente em motos esportivas.



O estudo revelou que 34% dos acidentes com motocicletas não tem a participação de outros veículos, quer dizer , o motociclista causa seu próprio acidente. A maioria deles está relacionada a curvas mal feitas, quando o motociclista falha em ajustar a velocidade da motocicleta às condições da curva.


Grande parte dos acidentes de motocicletas envolvendo outros veículos é causado por motoristas ao dobrar à esquerda, cortando a frente do motociclista ou quando o veículo entra na estrada ou na rua, sem notar que uma motocicleta está se movimentando naquela faixa.

A pesquisa concluiu, também, que a grande maioria dos motoristas que se envolveram em acidentes com motocicletas, não tinha habilitação de motociclista.

"Aqueles condutores que possuem licença de motociclista são mais atentos à existência de motocicletas em seu caminho," concluiu Chan Lee.

O número de acidentes com motocicletas cresceu na Flórida nos últimos anos. Uma das causas foram as pessoas, homens em sua grande maioria, que moravam no norte, aposentaram-se e mudaram-se para a Flórida. Segundo Chan Lee, "eles pilotaram motocicletas em sua juventude, mas ficaram décadas sem pilotar. Aposentam-se, compram uma motocicleta e entram na estrada. Sem treinamento adequado e com os reflexos diminuídos pela falta de prática e pela idade, são mais suscetíveis a se envolver em um acidente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário