sábado, 1 de dezembro de 2012

A Maior Carga de Impostos da História do Brasil


Mais de um terço de tudo o que o Brasil produziu no ano passado foi para os cofres públicos, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Receita Federal. A carga tributária no ano passado correspondeu a 35,31% do PIB (Produto Interno Bruto), crescimento de 1,78 ponto percentual em relação a 2010. 

O Real corroído pelos governos.
Até agora, a maior carga tributária havia sido registrada em 2008, quando o percentual alcançou 34,54%, na ocasião o maior índice da história do país.

Isto quer dizer que, em média, cada cidadão brasileiro trabalhou 4 meses e 8 dias em 2011, só para pagar impostos.

O número corresponde à arrecadação da União, dos estados e municípios, dividida pelo PIB, que é a soma de tudo que é produzido no país. De acordo com a Receita Federal, o crescimento da carga tributária resultou da combinação do crescimento de 2,7% do PIB no ano passado e da expansão real (descontada a inflação) de 8,15% da arrecadação tributária nos três níveis de governo.

Apesar do aumento da arrecadação, a Receita alega que o incremento da carga tributária decorreu muito mais do crescimento da economia do que da elevação de impostos e contribuições. De acordo com o Fisco, isso pode ser comprovado pelo fato de que, no ano passado, não foram observadas medidas legislativas relevantes para aumentar a carga tributária.

Evolução da carga tributária nas últimas décadas:
1984 - Final do Governo Militar: 24,3%
1989 - Final do Governo Sarney: 24,1%
1992 - Final do Governo Collor: 25%
1994 - Final do Governo Itamar Franco: 29,8%
2001 - Final do Governo FHC: 32%
2010 - Final do Governo Lulla: 34,6%

Os tributos federais foram os que mais pesaram no bolso do brasileiro, correspondendo a 24,73% do PIB em 2011. Em 2010, esse percentual havia atingido 23,15%. Os tributos estaduais representaram 8,63% do PIB, índice praticamente estável em relação a 2010, quando os tributos estaduais haviam alcançado 8,53% do PIB. A carga tributária dos municípios subiu de 1,85% do PIB, em 2010, para 1,95% no ano passado.


O Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos. Só fica atrás para o bem-estar social europeu, onde o imposto é alto, mas a contrapartida do governo, altíssima. 

Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.


Graças a esta brutal carga tributária, o Brasil tem os melhores índices de educação, saúde e segurança do hemisfério. 
Desculpem, eu não deveria brincar com coisa séria.  Realmente seria cômico, mas, na realidade é trágico.

Não se esqueça de agradecer ao político que você elegeu. Mande um cartão de Natal . . .

"Governo é igual a um bebê: um apetite insaciável numa extremidade e total irresponsabilidade na outra."

"Políticos e fraldas devem ser trocados constantemente e pelas mesmas razões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário