quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Petrobrás Quer Aumento dos Combustíveis


A Petrobrás trabalha com expectativa de novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, informou nesta semana o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa. Em seu plano de negócios, a companhia previa reajuste de 15% para ambos os combustíveis em 2013. No entanto, até agora, a gasolina subiu apenas 7,83% e o diesel, 10,2%. Os reajustes ocorreram entre junho e julho.


"Sempre que há uma defasagem, há uma expectativa de reajuste de preço. Não temos uma data, o importante é que haja um equilíbrio. Mas temos uma expectativa que nossos preços se alinhem com os preços internacionais", disse Barbassa, em coletiva sobre o resultado do terceiro trimestre.

A presidente da companhia, Maria das Graças Foster, voltou a dizer, também nesta semana, que o preço da gasolina hoje está defasado em relação ao mercado internacional, mas ressaltou que a Petrobras tem uma política de longo prazo: "A nossa gasolina não é a mais cara do mundo. Hoje, nossa gasolina não tem convergência com o preço internacional. Evidentemente existe uma defasagem. Mas temos uma política de longo prazo. Lá na frente você ganha. Esperamos que os preços se compensem no futuro".


Segundo Barbassa, há uma tendência de queda no preço da gasolina no exterior nos próximos meses, porque o verão no Hemisfério Norte, quando há grande consumo do combustível, está acabando. Mas, ainda assim, ele acredita que os preços ficarão desalinhados com os praticados no Brasil.

Mais cedo, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, admitiu que o preço da gasolina cobrado pela Petrobras está defasado em relação à cotação internacional.

A defasagem de preços foi um dos fatores que contribuiu para segurar os ganhos da empresa no terceiro trimestre. Como a demanda por combustíveis subiu entre julho e setembro e a produção de petróleo caiu por causa de paradas programadas nas plataformas, a Petrobras teve que importar diesel e gasolina a preços mais elevados que os praticados no Brasil.


A empresa importou 84 mil barris de gasolina por dia, quase o dobro dos 44 mil barris diários importados no segundo trimestre. Já a importação de diesel se manteve praticamente estável: 190 mil barris por dia, ante 195 mil barris diários no segundo trimestre. De acordo com Barbassa, o início da safra, o maior movimento por causa das eleições e a atividade econômica como um todo pressionaram a demanda doméstica de combustíveis.

Matéria publicada no O Globo, do Rio de Janeiro. Os destaques são meus.

E as perguntas que não querem calar:
-          Ué, o Brasil não é auto-suficiente? Não foi isso que o governo anterior alardeou? Por que importamos derivados?
-          Por que o preço da gasolina, aqui no Brasil, tem que estar  “alinhado” com os preços internacionais?
-          Qual a vantagem da Petrobrás, a única que refina gasolina no país, ser uma empresa “do povo”, como dizem os governistas? 
-          Por que compram gasolina e diesel a preços elevados e vendem para a Argentina e para a Bolívia pela metade do preço que pagamos no Brasil? Por que não diminuem os impostos incidentes sobre os combustíveis e aumentam o ganho da Petrobrás, distribuidoras e varejistas, melhorando o custo para o consumidor?



Nenhum comentário:

Postar um comentário