segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fábrica da BMW Será em Santa Catarina


Foi no segundo andar do Palácio do Planalto, em Brasília, que a BMW comunicou oficialmente, nesta segunda-feira, ao governo brasileiro a opção pela cidade de Araquari, em Santa Catarina, para construção da primeira fábrica da montadora no país. 

Presidente Dilma Rousseff, Governador Raimundo Colombo e Ian Robertson, VP da BMW.
O porta-voz da boa notícia para o Estado foi o vice-presidente e membro do Conselho de Administração da BMW AG, Vendas e Marketing, Ian Robertson.
Serão investidos 200 milhões de euros para a primeira etapa da construção da fábrica. O primeiro modelo a ser produzido será o X1. Outra linha de montagem deve ser construída na ampliação da fábrica, que ainda não tem data para acontecer. Serão produzidos 30 mil carros por ano e devem ser gerados 1 mil empregos diretos.

— A produção seguirá as vendas. Escolhemos o Brasil por ser um forte mercado — explicou Robertson, durante o encontro.

A construção começará em abril de 2013 e deve estar concluída no final do ano seguinte. A produção de veículos está planejada para iniciar entre o final de 2014 e início de 2015.

A empresa confirmou a cidade de Araquari e a BMW vai comprar o terreno. A intenção é que a documentação esteja em ordem até a próxima segunda-feira, dia 1º.




Em função da importância do anúncio, Dilma convocou a presença dos ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

Ian Robertson informou ao governo um plano detalhado sobre como será o procedimento de instalação da fábrica e os reflexos positivos para a economia brasileira, como a geração de empregos em SC.

Coube ao governador Raimundo Colombo expor os detalhes dos incentivos fiscais negociados com a montadora alemã para viabilizar a instalação da fábrica.

O governador e os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes e da Fazenda, Nelson Serpa, estavam presentes.

A comitiva catarinense na reunião foi formada, ainda, pelo senador Luiz Henrique da Silveira, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, e pelo presidente da Fiesc, Glauco Côrte.

Araquari, SC, no litoral norte do Estado.
Decisão da BMW tem repercussão internacional

A instalação da fábrica da BMW correu os principais jornais do mundo, incluindo veículos de imprensa sediados na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. As matérias são bastante parecidas porque a quantidade de informações a respeito do negócio são limitadas, mas cada um deu um enfoque para a notícia. As redes de televisão americanas Fox News, CBS, NBC e a ABC, que estão entre as maiores do país, ressaltaram os números: investimento de R$ 1 bilhão e geração de 1,5 mil empregos.


Os alemães também deram espaço para a informação. O Automobilwoche aproveitou a ocasião para uma longa matéria analítica sobre a Audi e a BMW. Nos trechos que fala da unidade brasileira, ressalta que o México, que tentou concorrer com o Brasil, foi descartado por causa de risco de desastres naturais como terremoto e furacões, o avanço dos carteis de droga e níveis salariais altos. O texto ressalta que SC se destacou porque tem grande número de trabalhadores qualificados e remunerações menores. O Auto Presse ressalta que a BMW vendeu 15,2 mil unidade na América do Sul no ano passado.

O britânico The Guardian deu espaço para a declaração do governador Raimundo Colombo de que um encontro com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, nesta segunda-feira, trará mais detalhes do projeto. O Financial Times, publicação especializada com sede em Londres, deu uma longa reportagem explicando os detalhes do plano brasileiro para receber R$ 5 bilhões em investimentos do setor automotivo até 2017. A também inglesa Reuters lembra que as negociações para a vinda da montadora alemã começaram em março de 2011.

Para o Business Spectator, da Austrália, a informação mais relevante é de que a fábrica vai produzir sedãs médios. No Canadá, o foco do site da rede de TV CTV é que a linha de montagem vai começar a produzir os primeiros veículos no Brasil no prazo de dois anos.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário