sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sturgis, South Dakota

Quando comecei a programar esta viagem, o roteiro tinha dois objetivos definidos: conhecer os 8 estados do noroeste dos Estados Unidos e visitar Sturgis, cidade onde se realiza o maior evento de motociclismo do mundo.

Tinha um companheiro já definido para a viagem: meu grande amigo, Capitão R/2 Ricardo Maccori, recentemente falecido.
Eu e o Maccori discutimos em detalhes como deveríamos fazer o roteiro, onde iniciá-lo, quais cidades conhecer, parques nacionais a visitar, etc.
Nossas conversas tiveram início logo depois do meu retorno da viagem Costa-a-Costa, em meados de 2010.
No final do ano passado, o Maccori revelou que não poderia me acompanhar, mas continuou incentivando e participando na organização do roteiro, com idéias e sugestões. Quando minha esposa tirou esta foto, era nele que eu pensava naquele momento e a quem dedico esta postagem. Que Deus lhe tenha em Seu Reino, amigo Maccori.


Começamos a percorrer a região na manhã de domingo, 23/9. Fomos até Belle Fourche, SD, para conhecer o Centro Geográfico dos Estados Unidos, estabelecido aí depois da admissão do Havaí e do Alasca, que deixaram de ser territórios e passaram à condição de Estado.



Sturgis é uma pequena cidade típica do interior, com 6.627 habitantes. Mas na primeira semana de Agosto de cada ano, tranforma-se na capital motociclística do mundo, recebendo centenas de milhares de visitantes (veja postagem aqui). Fora desta época, Sturgis volta a ser aquela cidade tranquila, sem muitas emoções. Mesmo assim, o espírito do evento criado por Clarence "Pappy"Hoel em 1938, está em todos os lugares. Bares, restaurantes, placas, tudo faz lembrar o Sturgis Motorcycle Rally, realizado todos os anos desde então (em 1942 o evento foi cancelado devido ao racionamento de gasolina, na Segunda Guerra Mundial).


Visitamos os seguintes lugares, na cidade: a revenda Harley-Davidson.



O Motocycle Hall of Fame e Museu


Fort Meade: neste forte, que foi sede do Sétimo Regimento de Cavalaria depois da Batalha de Little Bighorn, aconteceram dois episódios marcantes na história militar dos Estados Unidos. Pela primeira vez, em 1892, a canção "Star Spangled Banner", hino nacional americano, começou a ser entoada em todas as cerimômias cívicas, por determinação do Coronel Caleb Carlton, comandante do Oitavo Regimento de Cavalaria. Também no Fort Meade ocorreu a transformação dos Regimentos de Cavalaria, que deixaram de usar cavalos e passaram a utilizar carros-de-combate (e helicópteros, a partir da Guerra do Vietnam).


Poucas milhas mais ao norte, encontra-se o Bear Butte, que já era um  local sagrado para os índios Sioux e Cheyenne, centenas de anos antes da chegada dos colonizadores europeus. A presença de garimpeiros nas vizinhanças do Bear Butte deu início à Guerras Índigenas.

Bear Butte, South Dakota.
Já no final de domingo, fizemos o check-in no Best Western Town 'n Country em Rapid City e fomos jantar no Red Lobster.

Um Jack Daniel's Manhattan, para encerrar o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário