terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alexandria, MN a Bismarck, ND

Ontem eu fiz umas pequenas andanças pelas proximidades do hotel em Alexandria, para testar a Tri Glide na cidade. Não tive dificuldade de adaptação. Na realidade, manobrar o Tri Glide na área urbana foi bastante simples. O cuidado principal é diminuir a velocidade nas esquinas. O trike requer velocidade bem baixa para fazer uma curva de 90 graus. Depois que aprendemos isto, tudo bem.

Não tive dificuldade, tampouco, com a marcha-a-ré. A ré é acionada eletricamente pela bateria da motocicleta. Mas como drena muita amperagem, é necessário estar com o motor ligado e a transmissão em neutro para que funcione. O motor deve ficar em marcha lenta, pois não tem nenhuma interferência na velocidade da marcha-à-ré.

Saímos de Alexandria por volta das 09:00 horas, depois de um excelente café da manhã no Perkins Bakery. Uma saudável omelete com tudo que tem direito, torradas com geléia e muito café.

Perkins Restaurant & Bakery, Alexandria, MN - foto de divulgação.
Tomamos a Interstate I-94 West, seguindo direto até a divisa com o estado de Dakota do Norte.


Logo depois de passar a divisa entre os dois estados, entramos em West Fargo, para conhecer uma das mais antigas revendas H-D de North Dakota, em operação com o mesmo dono. A Fargo H-D foi fundada em 1961 e continua sob a direção da mesma pessoa.



Continuamos para o oeste na I-94, passando por Jamestown, onde paramos para fazer um lanche no Babbs Coffee House, situado na 1st Avenue. Não recomendo. Apesar de uma boa localização e um ambiente antigo muito bem preservado (era um antigo banco), o serviço é sofrível, para dizer o minimo.

Depois de reabaster, continuamos em direção a Bismarck. Durante toda a viagem tivemos que lidar com fortes ventos de través, que me permitiram checar a dirigibilidade da Tri Glide. 

Uma única palavra define tudo: excelente! 

Não tive nenhum problema, a pilotagem é tranquila e meu cérebro não teve qualquer dificuldade em adaptar-se imediatamente à diferença. Numa motocicleta comum, com duas rodas, fazemos as curvas contra-extersando. Isto é, quando queremos ir para a direita, viramos o guidão para a esquerda: a motocicleta se inclina para a direita e a curva é feita. No Tri Glide é como dirigir um automóvel; viramos o guidão na direção da curva. 

Baseado na conversa que tive com um mecânico da H-D de Orlando, pensei que levaria uns dois dias para me acostumar. Que nada, foi quase imediatamente. 

Claro, o trecho de hoje foi todo feito em rodovia, com curvas pouco acentuadas e - o que é mais importante - no Estados Unidos. Isto quer dizer pavimentação perfeita e inclinação correta da pista, nas curvas.

Estou curioso em saber qual o esforço que terei que fazer ao pilotar numa estrada sinuosa. Mais isto só quando for cruzar as Montanhas Rochosas.

Até agora, estou muito satisfeito com a pilotagem.
Foram 493 km percorridos no dia, temperatura variando entre 19 e 27 graus Celsius, umidade relativa do ar  variando entre 24% e 39% (bem seco).

Por volta das 16:30 já estávamos no excelente Best Western Ramkota Hotel, de Bismarck, North Dakota.



Agora é hora de nos preparamos para um bom Jack Daniel's, seguido de um excelente jantar no Red Lobsters.

3 comentários:

  1. Grande Casal,
    Este blog é tão bom que posso aprender sobre vários temas, inclusive como curtir a minha vida no futuro. Roque, é tão bom ler textos com uma redação impecável,o qual motiva uma leitura diária.
    Sigam em frente, pois será um belo guia de viagem.
    Abraços,
    Márcio Mafra e Léia

    ResponderExcluir
  2. Olá Roque e Ro! Seguimos acompanhando a viagem de vocês, e em especial, as impressões sobre o Tri Glide. Divirtam-se! Osmar e Terezinha

    ResponderExcluir