domingo, 5 de agosto de 2012

Fronteira do Oeste - Aqui Vamos Nós

Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, quero dizer, Santos Dumont, MG, a grande atração do fim de semana era a sessão de cinema no domingo.

Explico: Santos Dumont era uma cidade muito pequena, no alto da Serra da Mantiqueira. Não havia televisão, não recebíamos jornais das grandes cidades e só havia uma rádio AM (Rádio Cultura, 1580 KHz, ainda existente) e dois cinemas na cidade: o Cine Vitória e o Cine Brasil.

O Cine Teatro Vitória era, sem dúvida, o melhor. Tinha tela para Cinemascope, som razoável e o dono era muito amigo do meu pai.

Prefeitura de Santos Dumont. À direita era o Cine Teatro Vitória.
Domingo era o grande dia: missa obrigatória pela manhã, na Igreja Matriz de São Miguel e Almas. Depois, brincadeiras pela praça da Matriz ou no calcadão da "rua de cima", como era chamado a calçada da Av. Presidente Vargas. Mais tarde, jantarado, em casa, onde minha mãe fazia um gostoso arroz de forno ou uma deliciosa bacalhoada.

Igreja Matriz de São Miguel e Almas - Santos Dumont, MG
Depois do almoço, a sessão da tarde. Havia sempre um seriado, seguido de um filme em longa metragem. Na maioria das vezes era um faroeste americano.

Quem foi criança e adolescente nos anos 1950, deve lembrar-se que a maioria dos filmes de cowboys eram rodados em algumas regiões típicas dos Estados Unidos: os desertos do sudoeste e as montanhas do noroeste americano.

Percorri os cinco desertos americanos em 2010, na memorável viagem de Costa-a-Costa, saíndo de New York, visitando Milwaukee, rodando na Rota 66 e encerrando o passeio, 7.861 km depois, em Santa Mônica, Califórnia.

Monument Valley - Desertos de Utah e Arizona.
Agora, estamos nos preparando para conhecer o noroeste dos Estados Unidos. Nossa viagem percorrerá oito estados (Minnesota, North Dakota, Montana, Washington, Oregon, Idaho, Wyoming e South Dakota), visitando lugares históricos como Little Big Horn, onde o General George Custer morreu na batalha contra o Chefe Touro Sentado, lugares onde viveu Búfalo Bill, Calamity Jones e outros personagens do velho oeste. Visitaremos também o Parque Nacional do Yellostone e vários outros parques e florestas nacionais.


Como sempre fazemos, vamos evitar as grandes rodovias, preferindo as estradas que cortam as colinas das Montanhas Rochosas.

A aventura começa dentro de um mês. Estou contando os dias . . .

2 comentários:

  1. Que maravilha, Wilson! O roteiro escolhido é fantástico (ainda mais pra quem adora filmes de faroeste, como você bem disse. Boa viagem pra vocês. Estarei acompanhando por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline, postarei detalhes da viagem, diáriamente. Obrigado por acompanhar nossa aventura.

      Excluir