domingo, 15 de julho de 2012

Guga Kuerten - Um Exemplo de Atleta e de Cidadão

Gustavo "Guga" Kuerten, o catarinense de 35 anos que foi o número 1 do tênis mundial e tricampeão de Roland Garros, entrou para o Hall da Fama do Tênis Internacional neste sábado, 14 de Julho, em Newport, Rhode Island, EUA.

Em seu discurso de agradecimento, ele falou emocionadamente do seu pai, chamando-o de "herói e meu ídolo". Guga Kuerten fala fluentemente inglês, francês e espanhol. Ao som de "Guga, Guga, Guga", pronunciado pelo apresentar do evento, o catarinense foi aplaudido de pé pelo público.

Gustavo "Guga" Kuerten, com a filha Maria Augusta, em Newport, RI, EUA.
A emoção de ingressar no Hall da Fama teve início a partir do discurso da mãe do ex-número um do mundo, Alice Kuerten. Na fala, elogiou o sucesso do filho nas quadras e o comportamento exemplar fora delas, incluindo o trabalho de inclusão social.

Maior tenista masculino brasileiro de todos os tempos – o que é comprovado pelos números (títulos, rankings e premiações) de sua carreira – Gustavo Kuerten teve a vida marcada por duas tragédias familiares. A primeira foi a morte de seu pai, Aldo Kuerten, jogador amador de tênis e incentivador da educação pelo esporte, que colaborava nos campeonatos como juiz de cadeira. Quando Guga contava apenas 8 anos de idade, em 1985, teve que enfrentar a morte do pai devido a um ataque cardíaco, enquanto arbitrava uma partida entre juniores em Curitiba.

A segunda envolve o irmão caçula, Guilherme Kuerten, que durante o nascimento sofreu de privação prolongada de oxigênio, causadora de dano cerebral irreversível e conseqüentes deficiências física e mental severas. Guilherme faleceu no dia 7 de Novembro de 2007, vítima de parada cardiorrespiratória. Desde cedo Guga foi estreitamente ligado à luta diária do irmão, algo que incorporou em sua carreira de tenista: em cada jogo disputado, a partir de 1998, Kuerten doava duzentos dólares a instituições de caridade; além disso, todos os troféus conquistados eram dados para o irmão caçula (incluindo as três réplicas em miniatura do troféu de Roland Garros).

Gustavo Kuerten começou a jogar tênis aos 6 anos, por incentivo paterno. Quando tinha 14, conheceu Larri Passos, seu técnico pelos 15 anos seguintes. Foi ele quem convenceu o jogador e sua família de que o jovem tenista tinha talento suficiente para se profissionalizar. Ambos - Kuerten e Larri - começaram a participar de torneios juniores no Brasil e no exterior. Em 1995 Kuerten tornou-se profissional.
Além do tênis, Guga costuma praticar surfe. As belas praias de Florianópolis sempre lhe proporcionaram tal pratica.
(texto: Wikipedia - The Free Encyclopedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário