sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alberto Santos-Dumont

Hoje é aniversário de nascimento do brasileiro Alberto Santos-Dumont.
Não foi político, nem desportista, muito menos celebridade. Foi um brasileiro que dedicou sua vida ao desenvolvimento do meio de transporte mais eficiente do mundo e provou que sim, o homem pode voar.

Os noticiários da televisão não mencionarão esta data nos jornais da noite. Os jornais impressos não farão matérias sobre ele em seus cadernos especiais. Muito provavelmente as crianças, nas escolas, não serão levadas pelas professoras a cultuar sua memória.

Mas nos quartéis militares e nas cabines de vôo de todas as aeronaves brasileiras, o seu nome será mencionado, com orgulho e com profundo respeito.

Alberto Santos-Dumont (20/7/1873 - 23/7/1932)
O Marechal-do-Ar, Patrono da Força Aérea Brasileira, a pessoa a ter o Brevet número 1 do Aeroclube da França e o primeiro homem a voar num aparelho mais pesado que o ar, de acordo com os registros oficiais da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), nasceu no dia 20 de Julho de 1873 na Fazenda Cabangú, no municipio de Palmyra (hoje Santos Dumont), em Minas Gerais.

No dia 23 de Outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, com a presença de centenas de pessoas e os juízes e cronometristas da FAI, Santos-Dumont realizou o primeiro vôo com um aparelho mais pesado do que o ar, decolando com meios próprios, fazendo um vôo controlado e aterrisando suavemente.

Além desse fato, Alberto Santos-Dumont é creditado como o inventor do motor a explosão de cilindros opostos (para diminuir a vibração), do aileron (mecanismo nas asas dos aviões que permitem curvas suaves) e do relógio de pulso, fabricado sob medida pela Maison Cartier. Com o relógio de pulso Santos-Dumont podia cronometrar o vôo sem tirar as mãos dos comandos da aeronave, o que seria necessário com um relógio de bolso. Até hoje a Cartier tem uma coleção, denominada Santos, em homenagem a Santos-Dumont.

Desprendido, nunca patenteou nenhum dos seus inventos

Alberto Santos-Dumont: herói brasileiro, herói da humanidade.

Quem quiser saber mais sobre este brasileiro, recomendo os seguintes livros:

"O Brasileiro Voador", Marcio Souza
"My Airships", Alberto Santos-Dumont
"Wings of Madness", Paul Hoffman
"Man Flies. The story of Alberto Santos-Dumont, Master of the Ballon", Nancy Winters
"Santos-Dumont. Sim, sou eu, Alberto", Marleine Cohen
"Pioneiros do Ar e a Evolução da Aviação", João Dutra de Medeiros
"Santos=Dumont", Fortunato Camara de Oliveira
"Voar - História da Aviação e do Pára-quedismo Civil Brasileiro", João Ricardo Penteado.



Um comentário: