quinta-feira, 14 de junho de 2012

Possível Novo Motor da Harley-Davidson


No final de 2011 a Harley-Davidson recebeu uma patente para um sistema limitado de arrefecimento a líquido, no cabeçote dos cilindros dos motores V-Twin acima de 1600cc. Um processo similar, mas usando óleo ao invés de água, já está em uso nos motores da XR1200R.

Por que limitado? Por que não mudar de uma vez para uma refrigeração a líquido? A HDMC é muito cuidadosa em não mudar muito a característica de suas motocicletas, por motivos óbvios: os Harleyros são muito apegados à tradição da marca. E um motor com arrefecimento a ar é o que os Harleyros gostam. A patente obtida pela HDMC consegue obter o melhor dos dois mundos, resolvendo o problema sem destruir a característica tão admirada dos motores V-Twin.

Passagem do líquido de arrefecimento, no cabeçote do motor.

Mas, qual é o problema? Muitos tipos de motores refrigerados a ar sofrem com rachadura no cabeçote e empeno no assentamento das válvulas de descarga, que perdem sua capacidade de fechamento correto. Uma das soluções clássicas é operar com uma mistura rica, usando o combustível para refrigerar o motor. Isto reduz a temperatura na câmara de compressão/explosão. Mas com as restrições ambientais impostas aos veículos operados com motores de combustão interna, mistura rica não pode mais ser considerada.

Detalhes do sistema, conforme desenhos da patente obtida pela HDMC.

Uma possível resposta é circundar a válvula de descarga do cilindro com uma passagem onde um líquido arrefecedor possa circular, seja óleo ou água. Usar óleo é o mais fácil, pois todos os motores tem bombas de óleo, mas em situações de altas temperaturas, o óleo pode “cozinhar”, endurecendo e obstruindo a passagem. A água não só reduz mais eficientemente a temperatura como não pode “cozinhar”, como o óleo. Daí a patente da Harley-Davidson, que usa pequenos radiadores e uma bomba elétrica para circular a água.

O objetivo da engenharia não é só encontrar a “melhor solução”, mas dar-nos o que buscamos.

Se nós, Harleyros, queremos o nosso tradicional motor V-Twin refrigerado a ar, mas com as comodidades – inclusive temperaturas mais baixas – acredito que esta solução atende.

Quando teremos estes motores instalados nas Tourings, ainda é uma especulação. 
Mas não tenho dúvida de que virão num futuro bem próximo.

3 comentários:

  1. Não sou futurólogo, mas acredito que essa solução será iniciada nas versões CVO visando dissipar melhor o calor dos motores acima de 110 cui que estão para aparecer.

    E outra aposta: motor refrigerado à agua somente após o aparecimento do motor 120 cui.

    ResponderExcluir
  2. Wilson,

    já tive acesso ao provavel lineup de 2013...e te digo...tirando as ediçoes de aniversário...nada muda muito nao....infelizmente acho q. isso trata-se de um hoax

    ResponderExcluir