domingo, 6 de maio de 2012

Reencontro de Dois Camaradas

Esta foto foi tirada pela minha amiga e ex-vizinha Linda Uhley, de Ocala, FL.
Um evento de aviões e carros antigos esta sendo realizado no Aeroporto Internacional de Ocala, neste fim de semana.

Foto de autoria de Linda Uhley, de Ocala, Flórida.
A foto bem poderia ter o título desta postagem, mas não temos informação se o senhor que aparece na fotografia é, de fato, veterano da Aviação Naval dos EUA ou se serviu em outra Arma.

A aeronave é um North American T-28 Trojan, avião de treinamento avançado desenvolvido no final da década de 1950 e que ficou em serviço ativo nas Forças Armadas de vários países até o final da década de 1990. Nos Estados Unidos eles foram utilizados principalmente para treinamento avançado pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais, até 1984. O T-28 Trojan também foi utilizado como aeronave de ataque ao solo, durante a Guerra do Vietnam.

A Marinha do Brasil adquiriu 18 NA T-28R-1, repassando-os à FAB quando da edição do estúpido decreto de 1965, que tirou a aviação de asa fixa da Marinha (que só podia operar helicópteros, depois disso). Esse erro estratégico só foi corrigido no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para os saudosistas (como eu, é claro!), uma foto histórica, com cinco NA T-28R-1 no convés de vôo do porta-aviões NAeL "Minas Gerais", cuja chegada ao Brasil definiu minha intenção de ingressar na Marinha.

Porta-aviões "Minas Gerais", com cinco NA T-28R-1 no convés de vôo - 1964

Um comentário:

  1. gostei do post e novato no blog, gostei também,parabéns.
    foi com com uma aeronave deste tipo que um executivo do bradesco veio a falecer de um acidente há poucos meses no interior de são paulo?não falaram mais nada sobre o fato. deve ter um grau de pilotagem complicado não? abraço
    americo.ney@hotmail.com

    ResponderExcluir