sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sistema de Navegação por Satélite da China em Operação


O sistema Compass, projeto chinês para desenvolver um sistema de navegação por satélite independente entrou em operação de testes em 27 de Dezembro de 2011, com uma cobertura provisória da China e áreas próximas. O sistema deve cobrir toda a região da Ásia e do Pacífico em 2012 e globalmente em 2020. O projeto teve início em 2007, com o lançamento do primeiro satélite, o Compass-M1.

Quando estiver funcionando na sua totalidade, o Compass será um Sistema Global de Navegação por Satélite semelhante ao GPS dos Estados Unidos. Os dois sistemas são compatíveis e atuarão interagindo entre sí.

A constelação de satélites do Compass em 2011.

O Compass terá uma constelação de 35 satélites ( o GPS opera com 24 satélites), incluindo 5 satélites de orbita geo-estacionária. Os sinais de operação tem a mesma estrutura complexa do GPS e do Galileo (sistema em desenvolvimento na União Européia) e, como eles, terá dois níveis de posicionamento: um, livre para todo público e outro, restrito, para uso militar. O nível de uso público estará disponível, sem custo, para qualquer usuário do mundo.

Quando o Compass e o Galileo estiverem em plena operação, estes dois sistemas juntamente com o GPS dos Estados Unidos oferecerão uma cobertura mundial detalhada, com uma constelação de 75 satélites.
No atual estágio de testes, o Compass terá uma precisão de 25 metros, que será melhorada a partir de entrada em operação de mais satélites. Quando totalmente operacional a precisão será de 10 metros na superfície da Terra, 0,2 metros por segundos na medição de velocidade.

Veja postagem anterior sobre o assunto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário