quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Crescimento de Balneário Camboriú: Bom ou Ruim?

Moro em Balneário Camboriú há 6 anos. Quando cheguei na cidade, vindo de 10 anos no exterior, gostei muito do que ví. Apesar de já estar em plena temporada de verão, a cidade me impressionou pela organização, tranquilidade, segurança, limpeza. Decidí que faria daqui o meu "home town".

Seis anos depois, já se identifica alguns sinais de que a qualidade de vida poderá diminuir nos próximos anos, se o crescimento continuar no rítmo em que está. Não me entendam mal, não sou contra o crescimento. Sou contra o crescimento sem sustentabilidade.

Segundo artigo publicado na revista Exame (edição 1006, de 14/12/2011), Balneário Camboriú é a segunda cidade mais verticalizada do Brasil, atrás apenas de Santos, em SP. Dos 15 maiores edifícios em construção, no país, 6 estão sendo construídos em Balneário. Dois deles, da construtora Embraed, terão 46 andares, cada um.

Balneário Camboriú, SC

Quem reside aqui ou vem passar as férias na cidade, sabe que Balneário Camboriú não tem estrutura viária para suportar tal crescimento.

Além disso, o crescimento da cidade atrai indivíduos indesejáveis e o nível de eventos policiais tem aumentado significativamente. Há um deficit crônico na força policial em Santa Catarina, com seus reflexos em Balneário Camboriú e demais cidades da região litorânea. O número de emergência 190 não consegue atender o volume de chamadas. Não há pessoal, nem viaturas. E o trânsito "amarrado" da cidade limita o atendimento com o quadro disponível. O atendimento médico de emergência também fica prejudicado, pelo mesmo motivo.

Autorizando a construção de edifícios tão altos, a Prefeitura de Balneário Camboriú está ajudando a fazer uns poucos milionários e prejudicando milhares de cidadãos que escolheram a cidade para viver. Conseguirá fluir o volume de veículos que estes edifícios vão gerar? Com ruas tão estreitas, duvido muito. Sem falar, é claro, no abastecimento de água e no tratamento do esgoto.

Uma pena.

A especulação imobiliária já transformou cidades e bairros de paraíso a inferno urbano. Copacabana, no Rio de Janeiro é um bom exemplo. E os edifícios da antiga "princesinha do mar" são muito mais baixos do que a maioria dos existentes ou em construção em Balneário Camboriú.

Capacabana, Rio de Janeiro
O tempo dirá se minha preocupação é válida ou não. Espero estar equivocado.

2 comentários:

  1. Olha, eu moro em Balneário há 10 anos e concordo que o crescimento está rápido demais e a estrutura da cidade não está conseguindo acompanhar. Um exemplo é essa reforma recente que fizeram nas avenidas, que a quantidade de lombadas na minha opinião estão mais trancando o trânsito do que fluindo, o que era o propósito. Balneário vai ficar, e já está pequeno demais para tanto crescimento e tanta gente vindo para cá. Sinceramente, não vejo a hora de ter a minha vida e condições de morar em uma cidade menor, cidade "grande" não está mais me atraindo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é BC está cada vez maior, isso é bom basicamente para as imobiliárias que estão crescendo cada vez mais!

    ResponderExcluir