domingo, 18 de dezembro de 2011

Lições Para a Estrada e Para a Vida


Sharon Chappy, Enfermeira Diplomada, Ph.D. em Enfermagem, Professora Associada e Diretora do Programa da Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Wisconsin, em Oshkosh.

Sharon Chappy é Harleyra.

Ontem, 17 de Dezembro, a Dra. Chappy fez o discurso de paraninfo na solenidade de formatura da Turma de 2011.

Eis suas palavras:

"Magnífico Reitor, prezados colegas, formandos e amigos. Bem-vindos.

Eu piloto uma motocicleta Harley-Davidson. No mundo da Harley tem um ditado que diz assim: "Não é o destino, é a viagem".  Mas qualquer um vai argumentar que vocês chegaram a um importante destino, hoje. Para aqueles com um grau de Bacharel, vocês fazem parte de sómente 28 porcento de americanos com curso superior; para aqueles com um grau de Mestrado, vocês fazem parte de sómente 7 porcento de seus conterrâneos. Assim, tenham orgulho do que conseguiram.

Mas o  que quero lembrá-lhes é que o destino alcançado hoje transforma-se no ponto de partida de uma nova viagem. Gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que aprendí nas minhas viagens de motocicleta e sugerir que vocês pensem sobre isso, ao partirem para o próximo destino.

Lição # 1: Você é capaz de fazer muito mais do que pensa. Eu e meu marido estávamos rodando pelo Parque Nacional de Yellowstone, na nossa primeira viagem através do país. A temperatura baixou rapidamente, aproximando-se do zero. Começou a chover e a nevar e para cada direção que olhávamos parecia que a situação estava ainda pior. Rodamos mais uns 80 km até encontrar um refúgio, um banheiro. As lágrimas começaram a correr no meu rosto. Meu marido me olhou e disse, "isto é parte da experiência; você tem treinado para isso." Começava a escurecer e tínhamos que sair do parque ainda de dia. Voltamos para nossas motocicletas, molhados e com frio, e depois de uma hora a chuva parou, o céu abriu e um belíssimo arco-íris apareceu, tão próximos de nós que quase podia tocá-lo. Este dia tornou-se um ponto importante para nós. Hoje, quando piloto na chuva ou com ventos fortes, eu digo com confiança, "isto não é tão ruim com no Yellowstone."  Vocês estão entrando em tempos turbulentos. O mercado de trabalho está difícil; a economia não é promissora. Mas vocês se preparam para isso. Estão armados com um conhecimento especializado e um diploma que vocês trabalharam duramente para conseguir. Considere as dificuldades como um elemento de comparação e de oportunidade para crescimento pessoal e profissional. Se não tiverem um temporal forte, não poderão apreciar um belíssimo arco-íris.

Lição # 2: Aproveitem a vista, seja para onde estiverem indo. Nós estávamos fazendo uma trilha através do Beartooth Pass em Wyoming, que se eleva a quase 3.300 metros de altitude e que tem uma das mais belas paisagens da América. Quando chegamos ao sopé da montanha, ele excitado disse, "puxa . . . você viu .  .  ." e começou a mencionar todas as coisas maravilhosas por onde passamos, os lagos, as formações rochosas, os animais, o topo nevado da montanha. Eu olhei para ele com os olhos arregalados e confessei  que não tinha visto muito daquilo que ele descrevia. Eu estava muito concentrada na estrada e em manter minha motocicleta em pé através das curvas sinuosas, sem acostamento ou cerca de proteção. Mas, formandos, vocês não estarão saindo daqui numa motocicleta hoje e eu gostaria de desafiá-los a aproveitar todo a paisagem ao seu redor durante sua viagem para até o próximo destino. Vocês se prepararam bem para sua isto; podem se dar ao luxo de apreciar cenário ao seu redor. É isto o que farei na próxima vez que passar pelo Beartooth Pass.

Lição #3: Desvios são simplesmente outro caminho para chegar ao seu destino. No DealsGap, na Carolina do Norte, um desvio nos impediu de passar por uma estrada chamada Tail of the Dragon. É uma estrada de 17 km com 318 curvas — uma verdadeira Meca para os motociclistas. Quando chegamos ao hotel, mais tarde, soubemos que 2 pilotos haviam se acidentado na estrada, naquele dia. Se sua vida parece ter entrado por um desvio, isto pode estar acontecendo por uma boa razão.

Lição #4: Sempre se apresente como se estivesse sendo fotografado, fale com se estivesse sendo gravado e atue como se estivesse sendo filmado. Nossas viagens nos levam a muitos passeios e encontros, incluindo várias visitas a Sturgis. Vocês devem ter escutado que coisas malucas acontecem por lá, às vezes. Mas não importa aonde eu esteja, eu continuo sendo uma enfermeira, mãe de família e professora da Universidade do Wisconsin. Você nunca sabe quando um possível empregador, cliente ou contato importante pode cruzar seu caminho. É fundamental que você sempre transmita a sua imagem de forma a que sempre se orgulhe dela.

Lição #5: Conecte-se com o maior número de pessoas, ao longo de sua vida. Durante nossas viagens, conhecidos sempre foram valiosos em nos avisar sobre condições perigosas na estrada ou nos recomendar lugares indescritíveis para visitar.  Você pode ter uma "dica" para um novo emprego ou uma apresentação para uma entrevista.  O conhecidos e amigos que fizeram na faculdade serão úteis por toda a vida.

Finalizando, espero que sua viagem a este destino de hoje tenha sido prazerosa. Espero que se lembrem da paisagem e dos contatos com pessoas que lhes orientaram durante o trajeto. Mas de agora em diante, oficialmente começa sua próxima viagem. Ao sairem daqui hoje, pilotem sua vida com segurança e liberdade, lembrando de manter seu veículo sempre de pé nas estradas sinuosas do futuro. É sempre mais fácil chegar ao arco-íris, assim. Boa sorte."

2 comentários: