terça-feira, 8 de novembro de 2011

HMS Ark Royal - Operações de Pouso

"Ark Royal" é o nome de vários navios da Marinha Real. O primeiro foi construído em 1587 e participou na batalha que destruiu a "Armada Invencível", enviada pelo Rei Felipe, da Espanha, para invadir a Grã-Bretanha.

O mais famoso, sem dúvida, foi o HMS Ark Royal (28.160 t de deslocamento) comissionado em 1938 e que participou decisivamente na perseguição e afundamento do encouraçado alemão Bismark em Maio de 1941.
O HMS Ark Royal foi torpedeado no dia 10 de Novembro de 1941 por um submarino alemão, ao largo de Gibraltar, e afundou no dia 14 do mesmo mês, em decorrência das avarias sofridas.

O HMS Ark Royal mostrado no vídeo abaixo foi comissionado na Marinha britânica em 1955 e deu baixa do serviço ativo em 1978. Tinha um deslocamento de 53.950 toneladas e capacidade de operar com até 50 aviões.

No vídeo aparece cenas de pouso dos jatos F-4 Phantom II (caça, interceptação e bombardeio) e  S.2B Buccaneer, avião de ataque, primeira aeronave da Marinha Real capacitado para carregar bombas com ogiva nuclear.

O último caça a pousar, um Buccaneer, arremete algumas vezes, por não ter conseguido enganchar. O piloto tem que ter muito sangue frio para não deixar esta situação descontrolá-lo. Observem que um dos oficiais (um Capitão de Corveta) do comando de operações aéreas do porta-aviões, faz o comentário que aquilo poderia estar acontecendo com qualquer um deles. E a maioria dos oficiais, na ponte, são Capitães de Fragata, com certeza com alguns milhares de horas de vôo na Marinha.

Finalmente o caça consegue enganchar, para alívio de todos que acompanhavam a operação. Se tivesse falhado outra vez, o avião seria reabastecido em vôo e desviado para um aeroporto em terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário