quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Harley-Davidson Comparada com a Ford

Segundo matéria publicada no The Business Journal, de autoria do repórter Rich Rovito, a Harley-Davidson Inc. continua a passar por uma dramática mudança sob a liderança do CEO (Principal Executivo) Keith Wandell, que foi trazido para restaurar o ronco do ícone da indústria de motocicletas.

Keith Wandell, Chief Executive Officer da Harley-Davidson Inc.

A reviravolta da Harley-Davidson, segundo o repórter, é similar ao acontecido na Ford Motor Company, sob o comando de Alan Mulally (a Ford foi a única montadora americana a não pedir ajuda do governo).

Entre os vários pontos semelhantes marcados na reportagem está o fato de ambos terem sido trazidos de fora dos quadros das duas empresas.

Wandell passou 21 anos na Johnson Controls Inc., antes de aceitar o convite para chefiar a Harley-Davidson em Maio de 2009. Ele se tornou o primeiro "forasteiro" a liderar a centenária empresa, um fator que o ajudou a fazer drásticas mudanças na companhia, segundo suas próprias palavras.

A Harley-Davidson foi muito atingida com a recessão na economia americana, desde 2008, mas a retomada no crescimento das vendas, nos últimos meses, indicam uma forte recuperação.

No terceiro trimestre de 2011 o resultado da empresa surpreendeu os mais otimistas profissionais de Wall Street. A receita líquida cresceu 95,9% com as vendas atingindo US$1,23 bilhão, comparado com US$1,09 bilhão no mesmo período de 2010. As vendas de motocicletas no varejo cresceram 5.1% no mundo todo, com um significativo aumento de 5,4% no mercado doméstico americano.

O desempenho financeiro favorável da Harley-Davidson aconteceu depois de mudanças radicais implementadas por Keith Wandell e sua equipe, o que incluiu o fechamento de unidades de produção deficitárias, redução no quadro de pessoal e renegociação com os sindicatos dos operários horistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário