quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Montes Apalaches - 6° Dia - Glenville, WV a York, PA via Gettysburg

O trecho total planejado para hoje era de 470 km, prevendo uma parada em LaVale, Maryland, para abastecimento, alongamento e lanche. Até Lavale estava prevista uma pernada de 160 milhas, possível com o tanque de 6 galões da Ultra. Saímos de Glenville às 07:50 com tempo nublado mas sem indícios de chuva.

Seguimos na direção nordeste pela I-79 até Morgantwon, onde passamos para a I-68 leste. A rodovia estava tranquila, sem muito tráfego, permitindo uma boa curtição dos Montes Apalaches em West Virginia. Este estado é, talvez, o mais característico do conceito de caipiras (rednecks), sempre alvo de gozação pelos ianques (americanos do norte dos EUA). É a terra natal do famoso personagem de quadrinhos, Zé Buscapé.

Entretanto, minha experiência com os "rednecks" de vários estados do sudeste americano é muito boa. Excelentes pessoas, muito simples e diretas, com um patriotismo extremo e um conceito familiar exemplar. Tenho vários amigos que nasceram ou vivem naquela região e todos, sem exceção, são pessoas muito queridas.

Cruzar os Montes Apalaches no sentido oeste-leste é muito interessante, pois ao invés de seguirmos por entre as montanhas, cruzamos as montanhas e os vales em trechos ascendentes e descentes bem longos. A estrada é muito bem construída e sinalizada e a pilotagem bem tranquila.


Cruzamos a divisa com o estado de Maryland e logo depois passamos pela cidade dos amigos Fred e Barney. Ou pelo menos devem ter alguns parentes por lá.



Ao chegarmos em LaVale, MD, passamos na revenda H-D local, a Highland Harley-Davidson, onde aproveitei para revisar a pressão de ar na suspensão da Ultra. Ao sairmos de Orlando, a pressão foi colocada (pela concessionária) em 35 psi. Ao verificarmos, estava com 28 psi e eu já sentia uma diferença. O mecânico que nos atendeu colocou a pressão em 40 psi, o que se revelou ser a pressão correta para a carga que levávamos (dois adultos e bagagem completa).

Comemos um almoço leve e seguimos para Gettysburg, Pennsylvania, nossa próxima parada. Chegando lá, seguimos direto para a revenda Battefield Harley-Davidson.





Dalí seguimos para a cidade de Gettysburg, visitando o Parque Nacional Militar de Gettysburg. Neste local foi travada a batalha que leva o nome da cidade (na época uma pequena vila) e que foi a mais sangrenta da Guerra Civil Americana. Entre os dias 1 e 3 de Julho de 1863, o Exército sulista (71.699 homens), sob o comando do famoso General Robert E. Lee, enfrentou o Exército da União (93.921 homens) sob o comando do General George G. Meade. Esta batalha é considerada o ponto de mudança na guerra. As tropas sulistas vinham de uma sucessão de vitórias e já ameaçavam ocupar Washington.
Ao serem derrotados em Gettysburg, os confederados foram perdendo força e terminaram com uma rendição incondicional em 1865. O ponto culminante da batalha ocorreu no terceiro dia, quando o General Lee ordenou um ataque com 12.500 soldados de infantaria, colina acima, contra posições fortemente guarnecidas de infantaria e artilharia da União.
No total, ambos os lados tiveram quase 50.000 baixas, em apenas três dias de confronto.






Hoje, Gettysburg é uma cidade monumento, que honra a memória daqueles que lutaram e morreram por suas convicções, sem julgar que lado estava certo ou errado.





Chegamos em York por volta das 18:30, depois de rodarmos 515 km (320 milhas).

Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário