segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harley-Davidson XR-750

A Harley-Davidson XR-750 é uma motocicleta de corrida produzida a partir de 1970, principalmente para pistas não pavimentadas. A versão para pistas pavimentadas é o modelo XRTT.

A XR-750 foi projetada em 1969 em resposta à mudança nas regras do Grand National Champioship da AMA (Associação Americana de Motociclismo), que criou condições para que outras fabricantes (principalmente japoneses) pudessem competir com a Harley-Davidson, que dominava as corridas de motocicletas nos EUA com seu modelo KR.

Entretanto, a XR-750 acabou sendo a motocicleta com maior número de vitórias em toda a história da Associação Americana de Motociclismo.
Harley-Davidson XR-750 em exposição no Barber Vintage Museum
A XR-750 também era o modelo preferido do acróbata Evel Knievel, conforme mostrado nas exposições permanentes do Museu Nacional da História Americana, no Smithsonian.

Modelo usado por Evel Knivel
O motor da XR-750 foi desenvolvido pelo Gerente de Competição da H-D, Dick O'brien e sua equipe. Com poucos recursos financeiros e pouco tempo para desenvolver a nova motocicleta, ele usou um cilindro de ferro e cabeçote de alumínio num motor em V de 45.6 polegadas cúbicas (748 cc), com caixa de quatro velocidades, utilizadas na modelo de linha Sportster XL desde 1952. As modificações básicas foram no cabeçote e no cilindro, uso de magneto e melhor sistema de lubrificação. Para cumprir com as regras da AMA, duzentas unidades foram produzidas e oferecidas ao mercado através da rede de revendedores Harley-Davidson nos EUA, ao preço de US$3.200, cada. A preços de hoje esta motocicleta estaria sendo comercializada por US$18.000.

O sucesso da XR-750 nas pistas criou uma demanda muito grande para uma versão "street legal". A Harley-Davidson respondeu primeiramente com a Sportster XR-1000 (que não fez muito sucesso) e muito depois com a XR1200R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário