sábado, 9 de julho de 2011

Frio Intenso Continua no Sul

Três municípios de Santa Catarina decretam situação de emergência devido ao frio intenso
 .
Três municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido ao frio intenso que vem atingindo o Estado no últimos dias. Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, comunicaram o decreto à secretaria estadual de defesa civil nesta semana.

Os critérios para decretar a situação de emergência são estabelecidos pelo prefeito de cada uma das cidades, mas a homologação dos decretos é feita pela defesa civil do Estado, segundo informações do gerente de operações e assistência da diretoria de Resposta aos Desastres, Fabiano de Souza.

— Levamos em conta os danos ocasionados pelo frio e a capacidade de atendimento do município. Quando um número expressivo de pessoas é afetada e o município não tem condições de prover as necessidades dos afetados é decretada a situação de emergência — explica Souza.

Frio congelou cachoeiras
Em Urubici, o frio atingiu toda a população da cidade, segundo informações da prefeitura. São 10.802 pessoas afetadas, sendo que 564 estão enfermas em decorrência do frio. O município de Bom Jardim da Serra ainda está contalizando o número de atingidos pelo frio.
Serra do Rio do Rastro foi interditada pelo gelo na pista.
O frio intenso deverá perdurar até domingo, melhorando no decorrer da próxima semana. Uma nova frente fria é esperada e deve trazer chuvas para a região.
A massa de ar frio que atua sobre o Estado desde o último domingo é a mais forte dos últimos 47 anos. 

Conforme levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde julho de 1964 não havia uma sequência de tantos dias com temperaturas negativas nas cidades catarinenses. Naquele ano, foram sete dias consecutivos, de 17 a 23.

Nesta sexta-feira, com a mínima de -7,5ºC em Urupema, o Estado atingiu seis dias seguidos, confirmando a onda de frio mais intensa dos últimos 47 anos. Se acontecer mais uma temperatura negativa neste sábado, já que está prevista a mínima de -1ºC em Urupema, será o sétimo dia consecutivo, aí sim se igualando a julho de 1964.

A previsão é de que a massa de ar polar se afaste já a partir deste sábado, com as temperaturas ainda baixas, mas não mais negativas a partir de domingo. Para o início da próxima semana, pelo menos até terça-feira, a previsão é de céu claro, sol e temperaturas agradáveis em todo o Estado. 


Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário