quarta-feira, 20 de julho de 2011

Visitando os Apalaches - Planejamento Revisado

(atenção: originalmente publicado em 11/6. Texto revisado e atualizado em 20/7/2011)
Estamos com quase tudo pronto para nossa próxima viagem de motocicleta pelos Estados Unidos. A viagem só será realizada em Setembro, mas como bom marinheiro eu me preparo com antecedência, seguindo a máxima de "quem vai ao mar, avia-se em terra". Planejamento é fundamental numa viagem de motocicleta. Temos que nos certificar de que tudo está programado como queremos, não é mesmo?

Os Apalaches ( Appalachians, em inglês) são uma cordilheira da América do Norte, estendendo-se do Canadá (províncias do Labrador e Terra Nova) até o estado do Alabama, no sudeste dos Estados Unidos e é a maior da América do Norte à leste do Rio Mississipi.


Os Apalaches são formados por montanhas com altitude média de 900 metros e cujo ponto culminante é o Monte Mitchel, com 2.040 m de altura.


Na viagem Costa-a-Costa que fizemos no ano passado, já passamos pelos Apalaches, nos estados de New York e Pensilvania. Agora chegou o momento de rodarmos pelos outros estados dessa formação geológica: Alabama, Georgia, Tennessee, Kentucky, West Virginia, Virginía, Maryland, North Carolina e South Carolina.


No nosso itinerário, sairemos de Orlando, FL seguindo para o norte pela rodovia I-75 até Tifton, na Georgia. Daí, seguiremos na direção noroeste até Auburn, no Alabama, onde pernoitaremos.
No dia seguinte, rodaremos até Leeds, na região de Birmingham, Alabama, para visitar o Barber Vintage Motorsports Museum.


Depois, continuaremos para o norte até Fayetteville, Tennessee. Nesta região visitaremos a destilharia do Jack Daniel's em Lynchburg, TN.


Destilaria Jack Daniel's, em Lynchburg, TN.
Continuando para leste até a pequena cidade de Robbinsville, NC, onde está situado o Deal's Gap Motorcycle Resort, início da subida do The Tail of the Dragon, a Cauda do Dragão, 18 quilômetros da estrada US-129 com suas 318 curvas.



No final da subida, chegaremos a Maryville, TN, onde mora Frank Ponteri, um amigo de muitas décadas que mudou-se para a região depois de aposentar-se.

De Maryville, TN, continuaremos pelos Apalaches para o norte até Pikeville, Kentucky e daí para o nordeste em direção a Glenville, West Virginia, bem no coração do "redneck country".
Estrada no Kentucky
West Virginia
Daí seguiremos até York, Pennsylvania, para visitar uma das fábricas da Harley-Davidson. Estando nesta área, visitaremos também Gettysburg, local da mais sangrenta batalha de Guerra Civil Americana (1860-1865), onde mais de 46.000 soldados foram mortos ou feridos em três dias de luta.
Fábrica da Harley-Davidson em York, PA
A partir daí, iniciaremos o nosso retorno para a Flórida, indo para o sul em direção de Washington, DC, para  visitar seus monumentos e museus. Passaremos aí um fim de semana.

Washington, DC
O retorno será através do estados de Delaware, Virginia, North Carolina, South Carolina e Georgia. Passaremos pela ponte e túnel da Baía de Cheasapeake, uma obra de 37 km de comprimento e com um túnel de 2 km por baixo das águas de baía.
Ponte e Túnel da Baía de Cheasapeake.
Na Carolina do Sul visitaremos Mount Pleasant, onde se situa o Museu Naval de Patriots Point. Alí visitaremos o porta-aviões USS Yorktown, o submarino USS Glamacore e o contratorpedeiro USS Laffey. Dentro do USS Yorktown há uma mostra permanente com vários aviões da Marinha dos EUA.

Museu Naval de Patriots Point, SC.
USS Yorktown

Entraremos na Flórida pelo litoral, passando por Jacksonville, St. Augustine e Daytona Beach, para marcar ponto no Bruce Rossmeyer Harley-Davidson, em Ormond Beach, a maior loja Harley do mundo.


A viagem agora está programada para 13 dias. A motocicleta foi alugada na Orlando Harley-Davidson e será uma Ultra Glide 2011. Pode ser até que seja uma 2012, se os modelos já tiverem sido entregues aos concessionários. Ficaremos hospedados nos hotéis da rede Best Western, que oferecem descontos significativos para os membros do H.O.G. através do programa Best Western Ride Rewards.

Para fazer o itinerário, utilizamos o Harley-Davidson Ride Planner, uma excelente ferramenta para planejar uma viagem de motocicleta nos Estados Unidos. O programa mostra a localização de todos os hotéis da rede Best Western e todas as lojas da Harley-Davidson. Além do mais, você pode baixar seu itinerário diretamente para o GPS.

4 comentários:

  1. Wilson,

    Além de concordar que planejamento é fundamental para uma boa viagem penso que planejar bem e ter muita informação sobre seu caminho não tira a graça de nada. Ao contrário! Planejar é uma parte deliciosa da própria viagem!

    Ainda estou planejando a minha e, como o trajeto será longo, estou tentando absorver o máximo de informação possível. Certamente, pelo que já pude ver, seu blog será uma excelente fonte.

    Obrigada pelas dicas.

    []s,

    Jacqueline Hochberg

    ResponderExcluir
  2. Grande Roque,
    Em AGOSTO, no dia 20/08 saio de PORTO ALEGRE com destino a MILWALKEE... visita ao MUSEO da H-D, IRON HORSE HOTEL.... depois CHICAGO...de lá parto de moto, é claro, RUMO a SAINT LOUIS, MENPHIS, NASHVILLE e depois de de ver teu POST a alguns dias atrás, vou "atalhar" para ATLANTA via TAIL OF THE DRAGON... depois ATLANTA... DAYTONA... ORLANDO... e volta pra CASA. Se tiveres algumas dicas... Grande abraço, REI

    ResponderExcluir
  3. Rei,
    dizem que subir o Tail of the Dragon é mais bonito do que descer. Se vc decidir fazer assim, recomendo cruzar os Apalaches e retornar via Greenville, SC e Atlanta, GA e Ocala, FL (onde morei). Aí vc pega a FL SR40, atravessa a Ocala National Forest e já sai em Ormond Beach e Daytona.

    ResponderExcluir
  4. Wilson,

    Não sei se sabe mas não conseguimos alugar as motos com permissão para cruzar a fronteira EUA/Canadá e os planos iniciais tiveram que ser refeitos.
    Sem problemas!
    Ao refazer o roteiro buscamos belas estradas, já que passaremos muito tempo nelas, claro, e nosso roteiro está bem parecido com o seu! Hehehe! Vc sai com a moto que dia?
    Vou te mandar o Ride Planner pra gente trocar figurinhas!
    []s,
    Jacqueline Hochberg

    ResponderExcluir