terça-feira, 24 de maio de 2011

O Museu da Harley-Davidson Inaugura Exposição

Com mais de 108 anos de história, o Museu da Harley-Davidson tem todo tipo de informação guardada em seus arquivos. Algumas surpresas serão mostradas com a abertura de uma exposição especial para o verão americano de 2011, a Coleção X: todo tipo de motocicleta exótica e protótipos nunca antes disponíveis ao público.

Nos seus mais de cem anos de existência, a H-D pesquisou e desenvolveu protótipos de motocicletas que nunca foram fabricadas ou que nunca foram colocadas à venda nas lojas dos revendedores da marca. A exposição será aberta no próximo dia 11 de Junho e ficará no museu até 21 de Agosto de 2011.

Entre as muitas peças em exposição, os entusiastas poderão ver os motores desenvolvidos no início do século XX  a Harley fabricou motores para quase tudo, de cortadoras de grama a drones militares  assim como veículos, fotografias, roupas e acessórios. E os apreciadores da cultura pop (e de qualquer coisa fora do comum) poderão apreciar uma imensa variedade de itens nunca mostrados, desde camisetas, cintos e fivela até invenções, como a luz de freio no capacete.


Entre os protótipos que estarão em exibição, estão incluídos um triciclo desenvolvido no início dos anos 2000, com duas rodas na frente e uma roda atrás e outro, desenvolvido em 1981. Outra peça interessante é um modelo na escala 3/4 todo feito em couro, das rodas ao guidão. Até as velas de ignição, corrente, válvula do combustível e as ferramentas foram feitas de couro.


O modelo foi feito manualmente no ano 2000 por artesãos da Red Moon, uma companhia japonesa especializada em produtos em couro. Consumiu o trabalho de 20 pessoas durante dois anos para completar a obra, uma homenagem à Harley-Davidson, na celebração dos décimo aniversário da Red Moon.

Outra peça que vai chamar a atenção dos visitantes, é o tranformador elétrico que foi usado na fábrica principal da Harley-Davidson, em Milwaukee, de 1913 até o final dos anos 1990. O que é mais impressionante é que até o início de 2011 este transformador era usado como reserva, no prédio da Avenida Juneau, onde é, hoje, a sede corporativa da Harley-Davidson. Na exibição há fotografias mostrando o transformador, desde o dia que foi entregue pela General Electric, em 1913, até os dias atuais. Naquele tempo, a Harley era o maior consumidor de energia elétrica em Milwaukee e a única empresa a ter uma fornalha elétrica.

O museu da Harley-Davidson fica na 400 West Canal Street e fica aberto durante o ano todo.
Maiores informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário