quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chopper - O Que É e Como Surgiu

É provável que todo motociclista conheça ou tenha visto uma Chopper na rua, na estrada ou nos encontros de motos. Estas motocicletas sempre chamam a atenção.

Mas o que é uma Chopper e como surgiram?

A Chopper é uma motocicleta que teve seu quadro modificado para apresentar um visual único. Tem quadro alongado, maior ângulo de caster e roda dianteira com garfos mais longos do que o tradicional.


A maioria das Choppers tem um pneu mais fino na dianteira e um pneu bem largo na roda traseira, com a suspensão traseira rebaixada ou totalmente removida, fazendo com que o banco e o motor fiquem bem baixo em relação ao quadro. O tanque, por sua vez, tem uma forma mais fina e alongada, resultando num visual típico.
Estas motocicletas são construídas com o visual como principal objetivo e, por isso, algumas se transformam num verdadeiro desafio para pilotá-las.


A evolução das Choppers começou quando os veteranos americanos retornaram da 2ª Guerra Mundial, em especial aqueles que lutaram no ETO (Teatro de Operações da Europa). Querendo que suas motocicletas ficassem parecidas com aquelas que conheceram na Europa, muitos desses veteranos fizeram experimentos com suas motos, modificando drasticamente seu desenho. Na busca por motos mais leves, começaram removendo partes que consideravam excessivas, mantendo somente aquelas absolutamente essenciais para que as motos continuassem a funcionar.



Naquele período não eram feitas modificações no quadro das motos, mantendo-se muito de sua aparência original. Entretanto, parabrisas, paralamas, faróis e mata-cachorros eram retirados ou modificados e o restante da motocicleta era pintada de negro. Estas motos “descarnadas” ficaram conhecidas como “Bobbers” e sua função era ser mais leves e ágeis do que suas congêneres originais. As Bobbers chamavam muita atenção por onde passavam.

Bobber Triumph
Bobber Harley-Davidson com motor Evolution
Nos anos 1960 e 1970, outros entusiastas resolveram fazer modificações ainda mais radicais do que aquelas feitas pelos veteranos. Alteraram o quadro original, cortando e soldando partes de modo que as motos tivessem um visual diferente. O nome Chopper surgiu em função dos cortes (chopping, em inglês) e modificações feitas nos quadros.
Esses mecânicos descobriram que com a frente mais alongada, a motocicleta oferecia melhor estabilidade em altas velocidades. Eles começaram mudando o angulo de cáster e alongando o garfo dianteiro, para obter este efeito.


Uma Chopper tradicional é construída a partir de uma motocicleta original de fábrica. As partes não necessárias são descartadas e o quadro cortado, modificado e soldado de forma que o motor e o banco fiquem numa posição mais baixa, com o acréscimo de peças que melhoram o desempenho da motocicleta.
Chopper com motor radial aeronáutico
Hoje, as Choppers são motocicletas totalmente modificadas, com acessórios individuais acrescidos para que pareçam ser um modelo exclusivo. A diferença fundamental entre uma Chopper verdadeira e uma motocicleta Custom é que a última preserva o quadro original de fábrica, fazendo-se modificações em outras partes. 

Uma Chopper moderna, no entanto, tem  quadro construído especificamente para ela ou tem o quadro original totalmente modificado. Além disso o ângulo de caster é bem aumentado, como mencionado acima, e maior distância entre eixos, tornando a motocicleta mais estável quando pilotada em retas e em alta velocidade. O lado negativo é que tal modificação diminue a capacidade de efetuar curvas fechadas, dificuldando a pilotagem em estradas sinuosas.

Chopper da OCC
Os mais conhecidos fabricantes de Choppers são Paul Teutul Sr e seu filho, Paul Junior, que estrelaram a série “American Chopper” na televisão, durante muitos anos. Atualmente os dois tem empresas separadas. Paul Senior continua com a sua OCC – Orange County Choppers, enquanto Paul Junior criou a sua “Paul Jr Designs”.

Os dois, atualmente, estrelam um novo seriado no The Learning Channel, dos Estados Unidos, chamado "American Chopper: Senior Vs Junior."

Um comentário:

  1. Adorei esse blog! Muito, muito, muito mesmo!Sem palavras!!!Saber a história da Chopper, é uma coisa incrivel! Claro que algum dia, contarei para meus filhos e netos e bisnetos...!

    ResponderExcluir