sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

H-D Tri-Glide Ultra Classic

Nunca tive muito interesse em triciclos, básicamente por não ver vantagens no veículo. Os triciclos que conhecí nas estradas e encontros eram automóveis com 3 rodas: tinham motor de automóvel, tamanho de automóvel, todas as desvantagens de um automóvel. A única similaridade com motocicletas era a exposição do piloto e garupa, ao tempo. Imaginava, também, que sua pilotagem deixasse muito a desejar, especialmente nas curvas.Porisso, nunca procurei me familiarizar com o veículo.


Quando da minha viagem de New York a Los Angeles em julho de 2010 (veja relato aqui), cruzamos com muitos triciclos da Harley-Davidson e comecei a me interessar pelo assunto. A quantidade de triciclos H-D que vimos pilotados por mulhers chamou minha atenção.


Eu gosto de motocicleta de grande porte pela segurança na pilotagem e pelo conforto que proporcionam, além do generoso espaço para bagagem. 
Entendo, é claro, os inconvenientes que tem, particularmente a dificuldade em manter a motocicleta na vertical, quando parado. Isto é especialmente mais incômodo para pessoas de baixa estatura ou estrutura muscular mais leve. Conheço harleyros que gostariam de pilotar uma Ultra Glide, mas que não se aventuram por serem mais baixos. As mulheres, por outro lado, se intimidam com o tamanho e o peso da motocicleta.


Numa configuração de triciclo, essas "deficiências" são eliminadas, democratizando seu uso.


Inicialmente transformadas por mecânicos independentes (que modificam motocicletas custom de outras marcas, também), os triciclos H-D ficaram famosos nas máquinas preparadas por John Lehman, que fundou a Lehman Trikes em 1984. 


Em Julho de 2008 a Harley-Davidson anunciou o primeiro triciclo da marca, com o lançamento da Tri Glide™ Ultra Classic® 2009. O modelo foi desenvolvimento em parceria com a Lehman Trikes , mas a Tri Glide recebeu muitas modificações e melhoramentos introduzidos pelos engenheiros de Milwaukee, que fizeram o triciclo ainda melhor. Básicamente, a Lehman Trikes usa um quadro modificado dos modelos Harley FL e a parte posterior em um único corpo. Já o modelo Tri Glide da H-D use um quadro específicamente projetado. O corpo posterior e os paralamas traseiros são construídos separadamente. A motocicleta é fabricada na planta da H-D em York, Pa., e enviada para a Lehman Trikes em South Dakota para a montagem final, antes de ser enviada aos revendedores.
O modelo 2009 vinha equipado com o mesmo motor Twin-Cam de 103 cu.in (1688 cc) que ainda equipa os modelos atuais, mas a marcha-a-ré era oferecido como item opcional. 
2011 Tri Glide Ultra Classic
O sucesso do Tri Glide, levou a H-D a aumentar a oferta de opções e, desde 2010, as revendas H-D dos Estados Unidos oferecem a Tri Glide™ Ultra Classic® e a nova Street Glide® Trike. Ambas vem equipadas com a marcha-a-ré como equipamento original.
2011 Street Glide Trike
O vídeo abaixo faz uma excelente demonstração da Tri Glide, inclusive chamando a atenção para as diferenças básicas entre pilotar uma motocicleta e um triciclo Harley-Davidson.




Ainda não tenho nenhum problema em controlar minha Ultra Glide, graças a uma boa saúde e treinos constantes na academia, sob a supervisão de uma competente personal trainer. Mas vai chegar o dia em que uma motocicleta desse porte vai ficar pesada, para mim. A Harley-Davidson  Tri Glide™ Ultra Classic® deve ser a primeira opção que vou considerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário