segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Laguna, SC

Apesar de já viver em Santa Catarina há quase 5 anos, nunca tinha tido a oportunidade de visitar a cidade de Laguna.
Além de suas belezas naturais, Laguna tem duas forte razões para ser visitada: é a terra de Anita Garibaldi, revolucionária de dois continentes e o local do Farol de Santa Marta, importante auxílio à navegação, num dos mais perigosos trechos da costa brasileira. 
 Mas o motivo da nossa visita a Laguna foi a encenação "República em Laguna", que conta, num palco a céu aberto, a história da cidade, de Anita e Giuseppe Garibaldi e um feito importantíssimo da Guerra dos Farrapos: a Batalha de Laguna, quando os revolucionários, sob o comando de Giuseppe Garibaldi e David Canabarro vencem as tropas Imperiais, criando as condições para a proclamação da República Juliana.
O espetáculo, liderado por atores globais, conta com dezenas de atores e figurantes locais e é encenado anualmente, no mes de novembro.
A outra razão da visita, o Farol de Santa Marta, não pôde ser concretizada, pois a estrada de acesso (16 km) é de terra e estava em más condições, especialmente para o trânsito de uma Ultra Glide. Ficamos sabendo que há planos para a pavimentação da estrada, em 2011. De qualquer forma, pretendo visitá-lo nas próximas semanas, mesmo que tenha de ir de carro.
O farol e o Cabo de Santa Marta tem ligações sentimentais muito fortes, para mim. Inicialmente por que o primeiro navio em que serví, já como Oficial, foi o N/M "Cabo de Santa Marta", em 1967. O navio fazia a linha americana e, com ele, visitei vários portos dos Estados Unidos e do Caribe.
Segundo, por que a linha começava em Porto Alegre. Assim, passar a largo do Cabo de Santa Marta, onde enfrentamos tempestades significativas no inverno, marcaram indelevelmente o início de minha carreira na Marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário