sábado, 29 de maio de 2010

Morre um Ícone do Motociclismo

Dennis Hopper, 74, ator, diretor e co-escritor do ícone do motociclismo, o clássico Sem Destino (Easy Rider, 1969), morreu hoje em Venice, subúrbio de Los Angeles, vítima de um câncer na próstata. Hopper nasceu em Dodge City, Kansas, e foi criado numa fazenda. Ao terminar o segundo-grau, ganhou uma bolsa de estudos para o Globe Theatre em San Diego, Califórnia, onde foi estudar Shakespeare. Seu primeiro trabalho como ator foi no papel de um jovem epilético na série Medic, na televisão dos anos 1950, uma atuação que marcou época.

Depois de Medic, Hopper seguiu para New York, onde estudou com Lee Strasburg no famoso Actor’s Studio. Em 1955 atuou em Rebelde Sem Causa, contracenando com James Dear, a quem considerava um mentor. Trabalhou novamente com James Dean, além de Rock Hudson e Elizabeth Taylor, em Assim Caminha a Humanidade, de 1956, o último filme de James Dean. Hooper atuou em vários westerns, incluindo The Sons os Katie Elder, de 1965, e Hang ‘Em High, de 1969, contracenando com John Wayne, além de trabalhar com Paul Newman on Coll Hand Luke, de 1967.

Em 1969 Hopper chocou Hollywood com o filme Easy Rider, em que atuou e dirigiu, baseado em um roteiro escrito a quatro mãos com Peter Fonda, que também foi o produtor. O filme, cuja produção custou sómente 400 mil dólares, foi um sucesso de público e de crítica em todo o mundo e tornou-se um símbolo da liberdade sobre duas rodas. O tema musical, Born to be Wild, de Steppenwolf, é a representação maior dessa liberdade.

O filme, considerado um dos melhores produzidos nos Estados Unidos, ajudou o lançamento de uma nova geração de jovens cineastas como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.

Dennis Hopper atuou em mais de 160 filmes e continuava a trabalhar até hoje, como um dos atores principais da série “Crash” da TV americana. Além de ator, roteirista, diretor e produtor, Hopper era um renomado fotógrafo, pintor e escultor e estava terminando mais um de seus livros de fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário