quinta-feira, 20 de maio de 2010

Amigos São Estradas

Certos amigos são simples como aquela estradinha de terra do interior, onde do alto da colina podemos avistá-la inteirinha. Sabemos onde podemos ir e onde podemos chegar; são transparentes e confiáveis.
Outros, acabaram de chegar, como estradas que só conhecemos pelo mapa e vamos nos aventurando, sem saber muito bem seus limites. É um caminho desconhecido, mas que sempre vale a pena trilhar.
Tem amigos que lembram aquelas estradas vicinais, que pouco usamos, pouco vemos, mas que sabemos que estará lá, quando precisarmos. Poderemos passar e cortar caminho, mesmo distante, mas estão sempre em nossa memória.
Por certo existem amigos que, infelizmente, lembram aquelas estradas com pistas largas e pavimentação sempre nova, mas que nos enganam com curvas perigosas e mal sinalizadas e que quando menos se espera . . . somos traídos pela confiança exagerada.
Há, ainda, amigos que são como aquelas estradas que desapareceram, não existem mais, mas que sempre nos trazem saudades, que deixaram marcas profundas em nosso coração. Foram, mas ficaram impregnados em nossa alma.
E na viagem pela vida, que pode ser longa ou curta, amigos são mais que estradas; são placas que indicam a direção, que nos avisam sobre os perigos à nossa frente e que, nos momentos que mais precisamos, transformam-se no nosso próprio chão, para que possamos pisar firme e seguir em frente.
Como as estradas, os amigos estão lá, à nossa espera, quando precisamos deles.
E como as estradas por onde já passamos, nós dá aquela vontade forte de voltar a percorrer. O tempo que passamos com cada amigo é que faz com que cada amigo seja tão importante, independente de ser como uma pequena estrada do interior, uma via vicinal ou uma rodovia triplicada de alta velocidade.
Amizade é amor, é respeito, é parceria.

Um comentário:

  1. Gostei... belo texto... mas fiquei aqui imaginando que fatos teriam levado a sua publicação.... talvez alguma frustração, alguma decepção com algum amigo ? ou com "algo" que se parecia com um amigo ?
    Da mesma forma que as estradas, as amizades boas não são necessáriamente as mais longas...aliás muitas vezes as longas podem se mostrar bastante traiçoeiras, falsas, decepcionantes... enquanto outras relativamente curtas podem nos surpreender possitivamente.
    Desejo que o motivo da publicação de tal texto seja pela descoberta de belas estradas, mas, se for por decepções de velhas e longas estrada, isso também tem seu lado bom. Nunca é tarde para acordar...

    Altrão

    ResponderExcluir