segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 5. Comportamento na Estrada

Julho 2010. Seguindo pela I-87 em direção a Niagara Falls.
Pilotar com segurança implica na sua participação ativa, prestando atenção e reagindo ao que ocorre ao seu redor, tomando decisões baseadas no que você vê.

Motocicletas, por serem menores e menos visíveis que outros veículos estão sempre em desvantagem, tanto nas cidade como nas rodovias. Para compensar esta desvantagem, é importante pilotar defensivamente e agir com confiança.

É fundamental estar no controle total de sua motocicleta todo o tempo e estar ciente do que acontece nas proximidades. Em outras palavras, tem que monitorar vários aspectos ao mesmo tempo, para estar à frente de qualquer situação que possa colocar em risco sua segurança.

A vida contemporânea implica em ter muitas pessoas nas estradas e avenidas, durante quase todo dia. A pessoas trabalham e estudam longe de suas casas, usam seus carros para compras em locais distantes, frequentam médicos e outros profissionais que não estão situados na sua vizinhança.

As ruas e as estradas estão repletas de pessoas conduzindo veículos em condições de estresse, distraídas, sem prestar atenção na direção e, muitas vezes, muito cansadas. Por outro lado, motoristas embriagados e drogados, pavimentação em mau estado de conservação, sinalização precária, falta de fiscalização agravam ainda mais os riscos inerentes ao simples ato de trafegar.

Rodovia com tráfego intenso.
As estatísticas são cruéis: mais de 50.000 pessoas morrem, todos os anos, em estradas, avenidas e ruas no Brasil. O número de feridos é também assustador. No primeiro semestre de 2014 a administradora do seguro obrigatório DPVAT reportou ter pago indenizações a 340.539 vítimas de acidentes de trânsito, das quais 259.845 por invalidez permanente. Este números representam um aumento de 14% nos sinistros, comparados ao mesmo período de 2013.

Há muitos cuidados que devem ser tomados, para evitar que você se transforme em um número nestas estatísticas.

Nesta postagem vamos discutir algumas técnicas que podem ajudar a manter sua pilotagem segura.


Visibilidade


Pesquisas indicam que ser visível é um das mais importantes componentes para sua segurança na via. "Eu não ví a motocicleta," é uma das reações mais comuns num acidente envolvendo um veículo de duas rodas. Por ser menores do que um automóvel, as motocicletas são mais difíceis de serem notadas e ter sua velocidade presentida.

É uma realidade o fato de que muitos motoristas não estão atentos para eventuais motocicletas em seu redor. Assim sendo, é muito importante que você faça todo o possível para estar sendo visto a todo momento e ter espaço e tempo para responder efetivamente a manobras de outros veículos.

Trafegue sempre com todas as luzes da sua motocicleta acessas. Procure usar roupas claras, com faixas reflexivas nos capacetes e jaquetas. Os piores momentos são próximos do amanhecer e do entardecer.


Faróis de led, como nesta Harley-Davidson Ultra Limited, são excelentes
Quanto mais luzes, mas você será visto.
Evite os pontos cegos do retrovisor dos veículos à sua volta. Muitos acidentes acontecem quando a motocicleta não é vista pelo motorista do veículo.


As zonas azuis indicam pontos cegos nos retrovisores do veículo.
Com caminhões, ônibus e carretas, os pontos cegos são ainda maiores.
É importante que você seja visto todo o tempo.
Por outro lado, também é importante que você veja os veículos ao seu redor, evitando os pontos cegos e sinalizando, com clareza, sua intenção de mudar de faixa.

Ponto cego no retrovisor da motocicleta.

Algumas motocicletas tem melhores retrovisores do que outras. Das que eu pilotei, a melhor, sem dúvida, é a Honda Goldwing. Os retrovisores são bem largos e oferecem uma visão bastante ampliada.

Honda Goldwing 2015.
A minha Harley-Davidson Ultra Limited 2014, como todas as tourings da H-D não são equipadas com bons espelhos retrovisores. Como uso capacete fechado, minha visão periférica fica ainda mais comprometida.
A solução foi substituir os espelhos originais pelo modelo Split Mirror (part # 92190-06), o que aumentou significantemente o campo de visão.

Espelho modelo Split Mirror (part # 92190-06) da Harley-Davidson
É muito importante posicionar-se devidamente na pista e indicar com clareza suas intenções. O uso de luzes indicadoras de direção (as famosas setas) é fundamental para isto.

Obtendo informações visuais


A grande maioria das informações que você recebe, enquanto está pilotando, vem dos seus olhos. Para usar estas informações de modo correto, é preciso entender como isto funciona. Sua visão é dividida em central e periférica. 

A visão central é o que você vê claramente. É um cone visual de apenas três graus de abertura. É impossível focar diretamente em uma imagem periférica, mas esta sensação visual é particularmente sensível à luz e a movimentos. Apesar de que o nosso campo visual é de 180 graus, nossos olhos podem se concentrar efetivamente em uma pequena porção do campo visual.

Quando estava aprendendo a pilotar aviões, meu instrutor sempre falava que tínhamos que escanear o  horizonte todo o tempo, além de checar as informações nos instrumentos do avião. Isto é fundamental na aviação esportiva, onde as aeronaves não tem todos os instrumentos que se encontra num avião comercial ou de combate. Com o tempo, todos os pilotos de avião desenvolvem está técnica.

Numa motocicleta, é a mesma coisa. Temos de verificar constantemente o que está à nossa frente (veículos, sinalização, condições da pista, etc.), na nossa periferia, atrás de nós (com a ajuda dos espelhos), ao mesmo tempo que monitoramos a velocidade e demais informações do painel.

Para isto devemos desenvolver hábitos visuais efetivos. Estes são os pontos principais:
  • Concentre sua visão no caminho que vai seguir. Ou seja, olhe para onde você quer que a motocicleta vá.
  • Procure olhar o mais longe possível, para se antecipar a qualquer problema na pista ou no tráfego à sua frente.
  • Force seus olhos a se mover frequentemente para que você receba o máximo de informação visual dentro do menor tempo possível.

Mantendo a distância


Na maioria dos livros e manuais sobre segurança nas estradas, encontramos a recomendação de adotar a regra dos dois segundos. Em outras palavras isto quer dizer manter uma distância correspondente a dois segundos de rodagem entre você e o veículo que estiver à sua frente.

O que é isto? Observe o veículo à sua frente e marque quando ele passar por uma ponto relevante na estrada (uma placa, uma árvore, etc.) e conte dois segundos (falando pousadamente "é um, é dois, é"). A sua motocicleta só deve passar pelo mesmo ponto relevante depois dos dois segundos.

Eu aprendi isto no primeiro curso sobre pilotagem em grupo que fiz, há muitos anos. Na minha experiência porém, sempre achei os dois segundos muito pouco e adoto, em seu lugar, a regra de três segundos.

Nos meus estudos e pesquisas sobre segurança no motociclismo, encontrei uma embasamento técnico para comprovar a minha teoria sobre os três segundos.

Vou explicar: considere uma rodovia de primeira linha onde a velocidade máxima seja de 110 km/h. A sua motocicleta vai rodar 30,5 metros por segundo. Usando a regra dos dois segundos, você vai percorrer 61 metros até atingir o veículo à sua frente, se este parar abruptamente.

Na minha regra dos três segundos, a distância de segurança é de 91,5 metros.

Agora vejamos o que diz o estudo realizado em 2009 pela Montreal Promocycle Fundation, do Canadá. Os testes foram feitos com motociclistas experientes, em pista seca e de pavimentação uniforme, em várias velocidades. Para coerência vamos ver os resultados na velocidade de 110 km/h.

  • Motocicleta com freio ABS
    • Tempo entre a percepção do perigo, aplicação do freio e parada: 4,3 segundos.
    • Distância percorrida: 80 metros.
  • Motocicleta sem freio ABS
    • Tempo entre a percepção do perigo, aplicação do freio e parada: 4,8 segundos
    • Distância percorrida: 85 metros
A conclusão é de que a distância percorrida nos dois segundos da regra mais difundida (61 m), não seria suficiente para evitar uma colisão. Por isto, recomendo adotar a regra dos três segundos.



Lembre-se que a distância de frenagem aumenta cerca de 40% em pista úmida ou encharcada. Aumente a distância para o veículo à sua frente em mais um segundo e meio, pelo menos, nestas condições.

Comportamento na pista


As condições da pista, especialmente em rodovias e estradas, mas também na cidade, é determinante para o comportamento na pilotagem. Aspectos a considerar:
  • Tipo da pista: em aclive/declive, sinuosa, pista simples ou duplicada/triplicada, com acostamento, guard-rail ou vegetação.
  • Condições da pavimentação: paralelepípedos, bloquetes, asfalto, terra, brita, areia. Em boas condições ou esburacada.
  • Condições atmosféricas: seca, molhada, encharcada com lâmina dágua na superfície.
  • Existência de detritos, manchas de óleo.
  • Condições do tráfego: intenso, grande volume de caminhões, pedestres e bicicletas, etc.
A atenção ao que ocorre à sua frente e ao seu redor é fundamental, especialmente no tráfego pesado das cidades - em especial na hora do rush - e nas rodovias quando passando por áreas urbanas, com grande volume de tráfego local.


Pista molhada: atenção redobrada.
Ao tomar uma decisão, é importante considerar estes três elementos ao executar a decisão tomada:
  • Comunicação: é muito importante, além de ver e ser visto, comunicar efetivamente sua intenção antes de executar qualquer manobra que implique na mudança de direção ou velocidade, isto é, mudança de faixa ou redução na velocidade de deslocamento. O uso das setas e um pequeno toque na alavanca do freio, o suficiente para acender a luz de freio da motocicleta, são ações de advertência aos outros veículos, que podem evitar uma colisão ou engavetamento.
  • Ajustar velocidade: acelere ou reduza a velocidade para se ajustar ao fluxo, preparando-se para frear, se for necessário.
  • Ajustar a posição na pista: mude de pista ou de direção, conforme for necessário, para evitar o perigo iminente.
O ajuste de velocidade ou da posição na pista vai depender do grau de perigo que esteja à frente ou nas imediações, o tempo de que dispõe e o espaço disponível para executar o ajuste.

Isto é muito importante, especialmente próximo de cruzamentos, sem sinalização com semáforo. 

Em todos os casos, sempre procure por uma área de escape, se a rodovia, estrada ou via assim o permitir. Ajuste sua velocidade baseado na possibilidade do veículo à sua frente frear de repente, de modo que tenha espaço e tempo para frenagem.

Aprenda a ver e processar o que está vendo. Sempre espere pelo imprevisto. Nunca deixe sua segurança dependendo da ação de outras pessoas, assumindo que irão parar, frear ou reduzir a velocidade. Procure contato visual com os motoristas, nos cruzamentos, certificando-se que notaram sua presença na via.

Assuma uma atitude de humildade, ao pilotar. Considere-se sempre um aprendiz, pois estamos sempre aprendendo na estrada.

Excelência na pilotagem quer dizer:

  • Estar com a mente ativa e atenta em qualquer ocasião.
  • Procurar ver e ser visto, todo o tempo.
  • Antecipar-se ao risco, principalmente em cruzamentos.
  • Entender que pilotar defensivamente e com segurança é usar os olhos e a mente; procurar os sinais de perigo, analisar todos os fatores e executar a manobra necessária de forma rápida e precisa.
Veja também: Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 4. Inspeção e Cuidado

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