terça-feira, 15 de abril de 2014

Ultra Limited 2014 - Problemas no sistema de refrigeração


Tenho recebido várias mensagens de Harleyros, comentando um problema no sistema de arrefecimento à líquido na Harley-Davidson Ultra Limited 2014.

Eu já sabia do problema, pois recebí uma ligação da Floripa Harley-Davidson sobre o assunto.

Uma válvula solenóide do sistema de refrigeração foi fabricada com o diâmetro do tubo de passagem menor do que o necessário, criando um pressão inadequada que causa o vazamento do líquido de arrefecimento.

Mas o que é uma válvuma solenóide e para que serve?

A válvula solenóide possui uma bobina que é formada por um fio enrolado através de um cilindro. Quando uma corrente elétrica passa por este fio, ela gera uma força no centro da bobina solenoide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando assim o sistema de abertura e fechamento da válvula.
Outra parte que compões a válvula é o corpo. Este, por sua vez, possui um dispositivo que permite ou impede a passagem de um fluído, quando sua haste é acionada pela força da bobina. Esta força é que faz o pino ser puxado para o centro da bobina, permitindo a passagem do fluído.

No caso da Ultra Limited, esta válvula é responsável por controlar o fluxo do líquido pelo sistema de arrefecimento, de acordo com a temperatura de operação do motor. Se a temperatura aumenta, a válvula solenóide permite a passagem do líquido de arrefecimento, que ajuda o sistema de ventilação a diminuir a temperatura no cabeçote do motor.

Este problema foi identificado nos EUA em agosto de 2013 e as válvulas foram trocadas nas Ultra Limited em produção/operação, lá.

Aparentemente houve um atraso na remessa das novas válvulas para o Brasil e as Ultra Limited vendidas aqui foram entregues ainda equipadas com as válvulas inadequadas.

É um absurdo que isto tenha acontecido, pois as primeiras Ultra Limited foram entregues no final de Fevereiro 2014, seis meses depois do problema já ter sido identificado na matriz americana.

E o absurdo é ainda maior pelo fato de que a Harley-Davidson não ter informado isto aos compradores das motocicletas.

Como adquiri a minha Pérola Negra na Floripa Harley-Davidson, que tem um excelente serviço de Pós-Venda, fui informado do problema assim que a notícia chegou na revenda. O mesmo aconteceu com os outros compradores da Ultra Limited. A nova válvula destinada à minha Ultra Limited já está na revenda, à minha disposição, para troca.

Segundo fui informado, o vazamento do líquido de arrefecimento não impede a operação da Ultra Limited com segurança, nem cria um risco de avaria no motor. O resultado é uma alteração no desempenho da motocicleta que, operando em níveis de temperatura mais elevado, perde torque e potência que foram aumentados exatamente em função do sistema de arrefecimento por líquido.

As válvulas já estão sendo entregues às concessionárias e devem ser substituídas imediatamente. A rapidez com que isto será feito vai depender da disponibilidade das novas válvulas e na qualidade do serviço de Pós-Venda de cada concessionária.

Atualização em 14/5/2014: a minha Ultra Limited não necessitou ter a válvula trocada. Já veio correta de fábrica e nunca teve vazamento do líquido de arrefecimento (2700 km rodados até agora).

40 comentários:

  1. Aconteceu com a minha também. O resevatório de água tava seco. Estou esperando a peça chegar, enquanto isso falaram para ir completanto.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Roque
    É lamentável que esta situação ocorra, ou seja por você ser um amigo da Empresa Citada, a qual nos recebe sempre muito bem, você teve a oportunidade de ser avisado, tenho um amigo que comprou a Limited 2014 e não foi avisado, devo passar esta informação para meu amigo, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Wilson, comprei uma Ultra Limited 2014, laranja e preto e a moto esta com apenas 350km e estou tendo muito problema. Quando desligo a moto o liquido do reservatório do radiador sai tudo pelo dreno. Já levei a moto por 02 vezes na revenda e não resolvem o problema. Dizem desconhecer a informação de Recall da válvula termostática. Eles substituiram a original por outra nova do mesmo modelo e não resolveu. Testaram a tampa do radiador e nada. Fiquei chateado enviei um e-mail para o SAC Harley e logo em seguida liguei. Relatei o problema e eles também disseram desconhecer a informação de substituição da válvula. Logo em segui a revenda me ligou e pediu pra levar o moto pra fazer testes pra entender o que estava acontecendo. Eles disseram que não sabem o que esta ocorrendo e eu falei que não vou deixar minha moto pra "piloto de testes de peças". Não sei mais o que fazer. Posso ligar em Floripa citando o seu caro pra me ajudar a resolver o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, fique à vontade para ligar para a Floripa Harley-Davidson, em Florianópolis. É uma ótima revenda, com pessoas sérias e comprometidas com os Harleyros. Tenho certeza que tudo farão para ajudá-lo.

      Excluir
  4. Bom dia Wilson,
    Deixei minha moto na revenda hoje pra resolverem o problema do liquido de arrefecimento e estou aguardando um parecer do gerente da loja sobre a solução do problema. Liguei na HD Floripa e falei com uma consultora, pois o gerente da revenda esta fora. Ela confirmou o problema da substituição de peças em 03 motocicletas. Ficou de me ligar assim que se informasse com o pessoal da área técnica o que realmente foi substituido no sistema. Assim que tiver uma solução do caso envio a informação pra voce. Muito obrigado por sua contribuição.
    Tive uma outra Ultra 2012 e fui muito feliz com a moto. Esta 2014 é muito superior em tudo, desempenho, ciclística, conforto, sofisticação, tecnologia, etc., realmente, mas este problema tem me incomodado bastante por não poder rodar na moto que já esta comigo a mais de 45 dias. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, as motocicletas do Projeto Rushmore são excelentes e este problema, que poderia ter sido evitado no Brasil, é de fácil solução, se a revenda for proativa. Abraços e boa sorte na solução do problema e boas estradas.

      Excluir
  5. Retirei a minha da concessionária Brasília Harley Davidson ontem, hoje ao chegar em casa após um passeio de 30 min, a mesma já apresentou o vazamento do líquido de arrefecimento, em grande quantidade!
    Já tinha avisado sobre o problema, mas eles ainda não sabiam...

    ResponderExcluir
  6. 22/07 vazou líquido do arrefecimento e no sábado fomos até Campinas e na volta acendeu sensor ao lado do N e luz vermelha no relógio de temperatura, sentimos q a moto perdeu potência do motor. fomos hj na Aba e lá trocaram a válvula, bomba de água e bateria da moto q já havia dado problema, enfim a Aba foi sensacional e resolveu tudo pela manhã, ao contrário da HD do litoral de SP onde compramos q deixou a desejar no pós venda. Sua informação foi valiosa Wilson para sabermos p que ocorreu com o problema da válvula de arrefecimento.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito quando uma postagem pode ajudar alguém. Este é o objetivo do blog. Obrigado por nos acompanhar.

      Excluir
    2. Estou pra comprar uma Harley como já tinha escutado falar deste problema crônico na bomba da água procurei mais mais informações e confesso a única que realmente ajuda o proprietário são estas postadas aqui, hoje dia 06/03/2020 estive na The One de Curitiba e uma pessoa delá tb me falou desse problema que ocorreu no ano 14/15/16, depois disso o problema foi solucionado de vez.

      Excluir
  7. Wilson, como relatei acima, a Aba trocou a bomba d'água, gaxeta e anel de vedação d sistema de arrefecimento de nossa Ultra Limited, e pensei que o problema foi resolvido, mas para minha triste surpresa, neste final de semana em Campinas aconteceu novamente do liquido vazar pelo dreno e eu comprei 1 litro do liquido para voltar de viagem e repor no reservatório. Lamentável você ir na concessionaria e o problema não ser solucionado e a HD do Brasil quando você envia e-mail sobre o problema manda você ir até a HD mais perto, sem maiores explicações. Forte abraço e obrigado pelo excelente Blog que nos ajuda muito.. mas vejo que não é somente comigo o problema.

    ResponderExcluir
  8. Entrei com uma ação judicial contra a Harley Davison do Brasil e a Rio Harley Davidson, cansei de tantos transtornos.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos, meu nome é Gustavo. Minha ultra 2015 foi comprada em outubro/15 na BH HD e está hoje com 7 mil km. Está na Santos HD, no litoral de SP, aguardando há 15 dias uma bomba d'água Nova, pedida da fábrica, para substituição. Pela segunda vez,a bomba d'água queimou durante um passeio. Conversei com a concessionaria para que fosse investigada a causa, pois não dá para crer se tratar de problema em algum lote de peças, já que a primeira troca ocorreu com 2 mil km. Não senti confiança na resposta, uma vez que foi sustentada a idéia de que se trata de problema isolado da peça. Vamos aguardar. Mando notícias quando estiver com a moto de volta comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão substituir sem cobrança? Tenho uma 2014, retirada da loja em maio/2015, estou com problema, ou seja, a luz do arrefecimento está acesa, vim do Chile assim, por saber que o forte das HDs é a refrigeração a ar, mas quero tentar a troca sem custo na HD de Porto Alegre.

      Excluir
  10. Saudações Roque ! A minha Ultra Limited 2014/2015 com 7.500km acendeu luz de temperatura do arrefecimento, poís não baixou o nível de fluído. Como teria acesso a esse comunicado resposta que a HD Florípa lhe passou sobre essas bombas d'água deficientes ? Meu nome é o Navarro, sou de Recife-PE, meu ZAP 81 9 8689 5333, fico muito grato antecipadamente por uma resposta.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Roque. estou desistindo de uma negociação com uma Ultra 14/14 preta linda, com 23.000km. Um amigo me alertou sobre o problema e agora, lendo todos esses comentários, acho que devo adquirir 2013 ou 2017. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo consta, o problema foi resolvido pela HDMC, durante o período de garantia do modelo. Não acredito que ainda exista esta restrição.

      Excluir
  12. Olá, também estou tendo problema, minha ultra é 2014, mas foi retirada da loja em maio/2015, em 15/02/2018, estava no Chile, moro na grande Porto Alegre, moto agora com 23.000km, no Chile apresentou problema, fui na loja da HD de Santiago, queriam trocar por $3.000,00 dólares, mas resolvi não trocar, falei na loja com um funcionário é ele me perguntou a quanto tempo e tinha moto, em referência a Harley, disse que desde 2007, então me disse que poderia seguir viagem assim mesmo, sem trocar a bomba, porque o forte da HD e a refrigeração a ar, disse a moto apenas ia aquecer um pouco mais, e assim voltei para Porto Alegre, agora estou me deslocando a loja da Harley para ver o que fazer e o que eles vão dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está fora da garantia, é claro, portanto só será feita a substituição sem custo se a HD quiser fazer uma gentileza. Não afeta em nada o rendimento ou a integridade do motor. Só aumenta um pouco a temperatura.

      Excluir
  13. Olá Wilson Roque, realmente notei que aquece um pouco mais, mas o rendimento é o mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
  14. Prezado Wilson Rique,
    Tenho uma ULTRA 14/14 comprada 0km, na Bahia Harley Davidson, em março de 2015.
    Hoje a moto está com 42000km e pela QUARTA VEZ deu defeito na bomba de água. Nas duas primeiras vezes em que foi necessária a troca a moto estava na garantia e não preciso argumentar muita coisa; mas na terceira vez a garantia ja tinha expirado havia 2 semanas e eu avisei que iria processar o fabricante porque estava TOTALMENTE COMPROVADO que havia um VÍCIO DE FABRICAÇÃO (O Código de Defesa do Consumidor é bem objetivo ao definir VÍCIO com sendo um DEFEITO RECORRENTE). Essa constatação não ocorreu apenas na minha motocicleta, pois tenho vários amigos proprietários de ULTRA que ja tiveram problemas parecidos.
    O que causa grande indignação é o fato de que em TODAS as ocasiões em que a bomba foi trocada eles informaram que a Harley ja havia constatado o defeito (VÍCIO) e que ja haviam resolvido o problema usando uma nova bomba , com outro 'part number' e vinda de outro fornecedor; isso comprova uma MENTIRA DESLEAL!!
    ESTOU MUITO DECEPCIONADO.
    No dia 14 de julho próximo estarei partindo em uma viagem até Milwaukee, numa jornada de 20000km em 60 dias - gostaria muito de resolver meu problema em definitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável o que acontece com a assistência técnica da marca, aqui no Brasil. Espero que você consiga solucionar o problema e que sua viagem corra como planejado. Abraços.

      Excluir
    2. Boa tarde amigos, tenho uma 2014, com 25 mil km e esta com o mesmo problema, porem esta é a quarta electra, fora outos modelos da harley que ja tive.
      já li de tudo sobre esse problema, realmente a moto perdo pouca potencia , mas já estou andando e viajando a quase 3 anos com ela e só trocando oleo, pastilhas e pneus, abraço.

      Excluir
  15. Faça o mesmo, já estou processando a Harley-Davidson do Brasil e a agência é um absurdo o que fizeram .

    Processo: 0159912-35.2017.8.19.0001

    Distribuído em 27/06/2017

    Regional da Barra da Tijuca  -  6ª Vara Cível - Cartório da 6ª Vara Cível

    Endereço: Av. Luiz Carlos Prestes, s/nº 2º andar
    Bairro: Barra da Tijuca
    Cidade: Rio de Janeiro

    Ofício de Registro: 3º Ofício de Registro de Distribuição

    Ação: Produto Impróprio

    Assunto: Dano Material - Cdc C/C Dano Moral Outros - Cdc C/C Produto Impróprio

    Classe: Procedimento Comum

    Autor: THAÍSSA FERNANDES DE QUEIROZ TARDÍN
    Réu: ABOLIÇÃO COMÉRCIO DE MOTOS LTDA. (RIO HARLEY-DAVIDSON LTDA.) e outro(s)...


    Advogados:
    RJ159656 - GUSTAVO COUTINHO BARROS DA SILVA

    ResponderExcluir
  16. Estou com problema sério na minha Ultra 2014. Ela está com 50 mil km e a bomba d'água teve que ser trocada duas vezes nos últimos 6 mil km.
    Voltando de uma viagem do Rio a Brasília, as luzes da ignição e da temperatura acenderam e o sistema de arrefecimento líquido parou de funcionar.
    Segui viagem até o Rio e cheguei com o reservatório do líquido seco e a bomba d'água queimada.
    A bomba foi trocada e um vazamento continuou. Foram trocadas todas as mangueiras e dutos do sistema e o vazamento continua.
    Ainda não deram uma solução para o problema.

    ResponderExcluir
  17. A minha apareceu ontem a Luz declara temperatura acendeu no painel e o radiador não dispara será isto também a minha é uma 2016

    ResponderExcluir
  18. Comprei a um mês uma Ultra 2016, já estava com problema na bomba, a concessionária de Campinas trocou a bomba em garantia, mas hj na volta de um passeio já jogou um pouco de água para fora !! Vou acompanhar!

    ResponderExcluir
  19. Bom estou procurando uma ultra para comprar, após ler o relato de todos uma coisa eu sei 2014 ou mais nova com bomba d'água jamais.. vou ficar com uma 2013 com o excelente motor 103 retrigerado a ar. Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  20. comprei uma 2014 sem saber desse problema, muito chateado, mas até agora tudo bem. Vou consultar se há um recall, caso não, vou voltar para as harley mais antiga. Tinha uma FX que era só alegria.

    ResponderExcluir
  21. OLÁ WILSON! BOM DIA! UMA DÚVIDA, SEMPRE QUE FICA CONFIRMADA A QUEIMA DA BOMBA DÁGUA, SIGNICA Q A VÁLVULA TAMBEM PRECISA SER TROCADA? ALGUÉM SABE O VALOR DESSA VÁLVULA OU REFERENCIA? OBRIGADO A TODOS PELOS RELATOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não necessariamente. A queima da bomba não obriga da troca da válvula.

      Excluir
  22. Certo! Pq li q existe possibilidade de ser apenas ar no sistema ,ou vazamento pela tampa do reservatório Tmb! Quanto custa e+- essa válvula? Não achei no ML. Se for a a válvula ,mandarei recondicionar , pois colocar bomba água de carro( golf,Audi) necessita de ' mudamcas' e gambiarras!! Será q a Harley Floripa tem pra envio? Mais uma vez obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro entrar em contato com uma revenda Harley-Davidson.

      Excluir
  23. Eu tenho uma Ultra Limited 2016 comprada a apenas 1 mês e já deu esse problema. Gostaria só de ratificar. Andar com a motocicleta com a luz do arrefecimento acesa realmente não irá prejudicar o motor? Não causará dano a nenhum outro componente da moto? Eu planejava fazer um bate e volta no Rio de Janeiro neste fim de semana, moro em Campinas, mas estou preocupado, pois não conseguirei resolver esse problema a tempo.

    ResponderExcluir
  24. Opa.
    Visualizando seus comentários vi aí que a Harley tem esse problema de arrefecimento para resolver só trocando a bomba ou tem que fazer troca dessa válvula solenóide de abertura.
    Vê aí Roque dá um parecer para nós.fico grato abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria dos casos o problema foi resolvido com a troca da válvula solenóide. Em pouquíssimos casos foi necessária a troca da bomba.

      Excluir
  25. e se remover a valvula solenoide e deixar simplesmente circular o liquido de refrigeraçao ????

    ResponderExcluir
  26. Comprei hoje uma EGUL 2016 com 21K rodados, vim se SP para Porto
    Alegre buscá-la e quando cheguei na loja o vencedor me informou que a 3 dias atrás ela apresentou esse problema de válvula e me indicou o mecânico de confiança apelidado de Alemão. Amanhã irei retorno ar e passar na Oficina do alemão que já respeito esse problema de muita gente instalando válvula se Mercedes. A loja vendedora vai pagar o custo da troca das peças e mão se obra.
    O

    ResponderExcluir
  27. Bom Deixa colocar o meu relato, vai que ajuda... tenho uma Ultra tbm, 2016 e com uns 10 ou 12mil não lembro mais tive o mesmo problema, voltando do Rio do Rastro para SP as tais luzes acenderam...raiva na hora e pau no gato,rodei até em casa, acendeu logo depois de Curitiba... Opções: CC... 4500,00 Bombinha do Golf/Audi.. 498,00. Claro, Golf, as adaptações não são problemáticas,se tiver paciência vc mesmo faz, senão um torneiro, né Meu caso um Amigo me de presente. Instalei é funciona muito bem... como.eu queria deixar mas original possível, comprei uma recondicinada no ML, instalei e boas... deu uns vazamentos mas nada que um silicone para alta temperatura não resolvesse. O lance de jogar água pra fora que alguns relataram me parece que é pq esquenta demais(bomba não funciona) e é o alívio do sistema...nao é nada sete cabeças, as Ultras 103 são ótimas, parceronas de estrada. Abraços a todos. Bons ventos.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, gostaria de deixar o meu relato. Final do ano passado comprei uma ultra 2021 zero km e no domingo seguinte do carnaval, voltando de viagem com a minha esposa, ascendeu a luz de temperatura. Achei estranho e parei. Vi que os ventiladores não haviam armado e fiz o teste manual com sucesso.
    A luz apagou e segui viagem, nos próximos 5km o problema deu novamente.
    Parei, tentei contato com o meu vendedor, conversamos um pouco e voltei com ela no reboque por 220km até a minha casa. Deixei a moto na concessionaria e o diagnostico foi que a bomba de arrefecimento havia queimado o que ninguém soube me explicar o motivo, visto que a moto tem 5 meses e com todas as revisões realizadas na concessionária.
    Estou um pouco preocupado com o que pode vir ainda. A peça não tinha em estoque e vou ficar aproximadamente 15 dias sem moto.

    ResponderExcluir