segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Parque Nacional do Yellowstone

Antes de mais nada, obrigado a todos que acompanham meu blog. Atingimos 200.000 visitas neste fim de semana.


O Parque Nacional do Yellowstone foi criado pelo Presidente Ulysses S. Grant em 1872. Ocupa uma área de 8.900 km² nos Estados do Wyoming (96%), Montana (3%) e Idaho (1%).




A região foi habitada pelos nativos americanos há pelo  menos 11.000 anos e o Parque está situado em cima de um super vulcão ativo, o Yellowstone Caldera, o maior do continente americano, que já entrou em erupção violenta várias vezes nos últimos dois milhões de anos.


Centenas de espécies de mamíferos, pássaros, répteis e peixes vivem no parque, muitos considerados em perigo ou ameaçados de extinção.

Devido ao seu clima muito seco, o parque sofre com incendios expontâneos todos os anos. No último grande incêndio, em 1988, um terço das florestas do parque foram queimadas. Mas a natureza se recupera e novas árvores crescem nas áreas destruídas pelo fogo.


O parque hospeda a maior atividade geotérmica do planeta e vários geisers e lama vulcanica em ebulição podem ser vistos em várias partes da região. O mais famoso geiser é chamado de Old Faithful e entra em erupção a cada 91 minutos, aproximadamente.



O Parque Yellowstone tem quatro entradas, situadas ao norte (Gardiner, MT), leste (Cody, WY), sul (Jackson, ID) e oeste (West Yellowstone, MT).

A caça é proibida, mas é permitido pescar em alguns dos vários rios que cruzam o parque.


Durante os dois dias de visita tivemos a oportunidade de observar vários animais em perfeita liberdade, sem o menor medo dos seres humanos. Vimos bisões, búfalos, veados, alces e águias (inclusive a enorme Bald Eagle, a águia que é o simbolo dos Estados Unidos e da liberdade, adotada pelos motociclistas).



As estradas que cruzam o parque, como no resto dos Estados Unidos, são de excelente qualidade, com manutenção acurada. Os Park Rangers, que policiam e controlam as atividades dentro do parque são extremamente gentis e prestativos.


Existe uma tarifa para visitar o Parque. Nos pagamos US$20 pela motocicleta, válida por 7 dias e que permite também a entrada no Grand Teton National Park, situado ao sul do Yellowstone.


Sem dúvida um dos mais bonitos parques que visitei em minha vida. Uma experiência gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário