domingo, 19 de outubro de 2008

As gatas na minha vida


Eu vivo com duas gatas.

Uma se chama Rebeca e a outra Raquel. Na maioria das vezes elas convivem bem e aceitam compartilhar minha vida, sem problemas.

Rebeca
A Rebeca é sofisticada, fina, uma dama. A Raquel é mais "selvagem", do tipo que foi criada pela vida. Conversa fiada, as duas foram criadas por mim, desde uma semana de nascidas.

A Rebeca foi presente da veterinária de cuidava da Betina, uma cadela Irish Setter que tive. Rebeca nasceu em Janeiro de 1997, é uma senhora, pois.

Raquel
A Raquel, bem, como disse acima, veio da vida. Foi achada, abandonada, num parque onde eu costumava caminhar, depois do trabalho. Tinha uma semana de vida, também. Isto foi em Setembro de 2002.

Quem nunca ouviu dizer que os gatos são traiçoeiros, que não se afeiçoam aos donos, que são interesseiros ...? Na verdade, tudo isto não passa de um mito, que começou na época da Inquisição, quando a Igreja Católica promoveu uma caça às bruxas e, junto com elas, seus animais de estimação: os gatos.

Mas já estamos no século 21 e está mais do que na hora de deixar essas crenças de lado. Até porque, assim como os cães, os gatos são extremamentes amorosos e apegados aos donos.

"O gato é um dos animais que mais desenvolvem problemas de saúde pela ausência dos donos. É amigo, fiel escudeiro, companheiro, só que não é submisso."
Estas palavras são da Dra. Luciana Deschamps, médica veterinária e presidente da "Felinos do Brasil".

Segundo ela, os humanos não entendem essa forma independente de amar dos gatos e, por isso, acham que os bichanos não gostam de seus donos.

"É um amor incondicional, mas, se ele não quer estar com você naquele momento, ele sai. E é essa liberdade de amar que muita gente não quer", diz.

Mas se você respeitar o espaço do felino, garanto que ele será um amigão para a vida toda. E melhor, um amigão que não é dependente de você.

A Rebeca e a Raquel são parte integrante da minha vida há muitos anos. E, recentemente, tiveram um papel importante nela, ao atuarem como minhas amigas e companheiras em momentos emocionais difíceis que passei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário